ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Elsa Moura

Cultura 28.04.2017 13H05

Braga quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027

Escrito por Elsa Moura
Anúncio foi feito esta manhã por Ricardo Rio à margem da inauguração das instalações do Arquivo Distrital de Braga e na presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro.

Depois de Porto e Guimarães, Braga quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027. O anúncio foi feito esta manhã por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, à margem da inauguração das novas instalações do Arquivo Distrital de Braga.

Ricardo Rio manifestou publicamente a intenção e apontou que pretende dotar a cidade de novos equipamentos ao longo dos próximos anos. Segundo o autarca o trabalho de bastidores já começou, mas defende que "Braga é a nível nacional uma cidade que reúne todos os requisitos e o potencial para poder fazer uma extraordinária capital europeia".


O autarca bracarense explicou que se trata de um objectivo maior, admitindo que há um longo caminho a percorrer na cidade. Ainda assim, assinalou que quer dotar de forma prévia o concelho de outros "equipamentos e soluções" culturais, acrescentando que "a Capital Europeia da Cultura tem um envelope financeiro associado que dá azo a esse tipo de projectos".


Destacando as diferentes dimensões necessárias para uma candidatura bem sucedida, Ricardo Rio afirma que a equipa vai preparar um projecto vencedor para concretizar o objectivo. "Há na CEC uma dimensão de programação cultural, dimensão de interacção com a comunidade, formação de novos públicos e uma dimensão de regeneração urbana que são parte fundamental do projecto e que agora vamos construir, não só no espectro municipal mas na articulação com todos os parceiros: diocese, Universidade do Minho, Universidade Católica, agentes culturais locais", acrescentou.


Ministro da Cultura considera que Braga "tem todas as condições para ser uma grande capital europeia da cultura"


A ambição de Ricardo Rio foi elogiada pelo Ministro da Cultura. Luís Filipe Castro Mendes, presente no momento do anúncio, disse que "Braga merece ser capital europeia da cultura", justificando que se trata de "uma grande cidade europeia, muito antiga e muito importante na estrutura da Igreja em Portugal". Por isso, considera que "tem todas as condições para ser capital europeia da cultura em 2027".


Deixa-nos uma mensagem