ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Daniel Vieira da Silva

Regional 02.08.2016 14H44

Braga será palco nacional da festa da juventude

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Dia Internacional da Juventude sai do Jamor e concentra-se na cidade de Braga. Dia 12 de Agosto mais de 500 jovens irão celebrar a juventude no centro da cidade de Braga

Dia 12 de Agosto, a juventude será celebrada em pleno centro da cidade de Braga. São as comemorações nacionais do Dia Internacional da Juventude que vão juntar na cidade bracarense cerca de 500 jovens que chegam de todos os pontos do país.


Esta é uma iniciativa organizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ) que, neste ano, sai do Jamor - onde acontecia há vários anos - e salta para o “coração” da “cidade dos arcebispos”.

Hugo Carvalho, presidente do CNJ, justificou à RUM aquela que considera ser uma escolha “natural” a da cidade minhota para as comemorações deste ano. “A cidade de Braga tem que ser, neste ano, a cidade da juventude em Portugal. Uma vez que Braga é a Capital Ibero-Americana da Juventude, fez todo o sentido comemorar o dia em Braga e porque Braga é uma capital que vai muitas vezes à frente no domínio das questões e políticas da juventude. Faz todo o sentido descentralizar estas acções, nomeadamente a Braga que está distinguida com este selo de qualidade”, afirmou o responsável.


Neste ano de 2016, e seguindo o definido pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Juventude, respeita ao tema dos “Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, que elenca um conjunto de objectivos para erradicar a pobreza no Mundo até 2020”, frisou Hugo Carvalho.


Por isso mesmo, do programa do dia 12 constam actividades que encaixam na temática definida: “Vamos ter cerca de 500 jovens em Braga para participar em actividades lúdicas, desportivas e recreativas que cabem no objectivo do desenvolvimento sustentável”, sublinhou Hugo Carvalho que assumiu ainda que “todas as actividades vão casar com estes temas tentando provocar uma reflexão na cabeça dos jovens acerca de qual deve o ser o seu papel neste desígnio que acaba por ser Mundial”.


Os cerca de 500 jovens que vão chegar à cidade de Braga na próxima sexta-feira de manhã (dia 12 de Agosto) estarão a integrar os Campos de Férias do Instituto Português do Desporto e Juventude.


No final do dia de actividades está programado um concerto em pleno centro da cidade. Para já, a organização ainda não quis adiantar qual o artista que fechará o dia que celebrará a juventude na cidade de Braga. 

Deixa-nos uma mensagem