ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Paulo Costa

Regional 28.02.2018 15H27

Centro de Braga é das zonas do país onde a poluição é maior

Escrito por Paulo Costa
Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a qualidade do ar em Braga é das piores do país. Apenas Lisboa e Porto surgem à frente.

Braga é juntamente com Porto e Lisboa das cidades do país onde a qualidade do ar é pior, com os limites máximos dos valores de partículas e dióxido de azoto, os principais poluentes associados tráfego rodoviário, a serem ultrapassados várias vezes. Na edição de hoje do jornal Público, são revelados dados da APA relativos ao ambiente em Portugal, que colocam os centros das três principais cidades de país como os mais tóxicos.


Francisco Ferreira, da Associação Zero, afirma que “2017 foi um ano realmente mau” no que diz respeito à qualidade do ar, sobretudo quando se fala de dióxido de azoto. A falta de vento e o acréscimo de mais carros nos centro urbanos levaram a que os limites anuais e de horário tenham sido “ultrapassados largamente”. Este será um dos principais motivos pelo qual, explica, as cidades querem proibir a circulação de carros a gasóleo.


Embora as três cidades tenham planos de melhoria da qualidade do ar, apenas Lisboa impôs limites à circulação de carros e tem em marcha um novo plano. “Não se tem conseguido atingir os limites fixados pelas normas europeias e estão a poluir três vezes mais”, aponta o especialista.


A qualidade do ar tem efeitos directos na saúde pública. No final de 2009, refere Francisco Ferreira, um estudo da Universidade Nova em parceria com outras entidades ao concelho de Lisboa mostrou “uma clara relação entre a concentração de partículas e a mortalidade e, no caso das crianças, entre a qualidade do ar e as idas às urgências com problemas respiratórios”. O mais recente relatório da Agência Europeia do Ambiente, divulgado no ano passado, estimava 6630 mortes em Portugal em 2014 associadas à má qualidade do ar.




Com Jornal Público



Deixa-nos uma mensagem