ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

PubhD UMinho
Elsa Moura

Academia 19.07.2018 11H33

Comunicação e Educação no último PubhD da temporada

Escrito por Elsa Moura
Sucesso da iniciativa onde se comunica ciência de forma informal é cada vez mais apreciada pelas escolas da UMinho.

Francisco Conrado e Teresa Lopes são os cientistas que protagonizam "o último episódio" de mais uma temporada do PubhD. No Barhaus, em Braga, os cientistas doutorandos irão falar de comunicação e educação respectivamente. Desde 2016, já passaram pela iniciativa de comunicação de ciência mais de sessenta investigadores dos campi de Gualtar e de Azurém da Universidade do Minho.


"O Francisco vem da área da comunicação e vai falar da influência mútua entre as redes sociais e os restantes meios de comunicação social, no sentido de perceber se há um que influencia mais o outro", começa por explicar à RUM, Daniel Ribeiro, da organização do PubhD UMinho. Já sobre a doutoranda Teresa Lopes, de Educação, realizou uma investigação "baseada no insucesso escolar que existe nos exames nacionais de Biologia e Geologia". A investigadora procurou perceber o porquê disto acontecer e vai explicá-lo, esta noite.



"As Escolas da Universidade do Minho já reconhecem este trabalho e querem participar" - Daniel Ribeiro


O PubhD já contou com mais de sessenta investigadores de diversas áreas leccionadas na Universidade do Minho. No final de mais uma temporada, Daniel Ribeiro faz um balanço positivo e realça o impacto do projecto ao longo do tempo. "Tem sido um desafio convidar mais pessoas e manter a diversidade de temáticas. Os nossos oradores partilham as experiências com outros colegas. Eles apreciam e ajuda-os no seu percurso académico", sustenta.


A iniciativa é reconhecida pelas escolas da Universidade que já abordam a organização para enviar alguns investigadores, contrariamente ao que acontecia até aqui, em que a organização procurava e contactava investigadores das diferentes escolas da UMinho. "Algumas escolas abordam-nos, dizem que conheceram a iniciativa e que gostavam de enviar dois ou três nomes para participar", revelou Daniel Ribeiro.


Esta quinta-feira, a partir das 21h30, o Barhaus, em Braga acolhe a última sessão de mais uma temporada do PubhD. Depois de uma pausa para férias, o PubhD regressará em Setembro.


O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu no Reino Unido (2014) e se realiza agora em 25 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL - Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, em Braga e Guimarães e desde a sua génese participaram já mais de 60 investigadores em variadíssimas áreas.

Deixa-nos uma mensagem