ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Mafalda Oliveira

Academia 28.09.2017 18H12

Depois da pausa de Verão, PubhD regressa esta quinta-feira

Escrito por Mafalda Oliveira
O projecto de divulgação de ciência regressa Braga esta noite.

Estão de regresso, esta quinta-feira, pelas 21h, as sessões do PubhD. O projecto da Universidade do Minho tem como objectivo levar a ciência a todos, nos bares das cidades de Braga e de Guimarães. Desta vez, André Chaves e Daniel Ribeiro juntam-se à lista de cientistas que pretendem explicar, de modo informal, em que consiste o seu trabalho de investigação.


Daniel Ribeiro é também dos mentores do projecto. À RUM explicou que irá "apresentar o resultado do estágio no Centro de Ciência Viva de Guimarães, que se debruçou sobre a sinalética, ou seja, o texto que acompanha as exposições. Tentou dar respostas a questões como "os visitantes dos Centro em questão e outros museus de Ciência lêem toda a informação disponível no espaço expositivo? A sinalética nestes espaços está adequada ao público visitante? Esta literatura passa informação pertinente ou pode ser melhorada?".


Já André Chaves, aluno de doutoramento em Física na Universidade do Minho, está actualmente a investigar as propriedades ópticas do grafeno, uma das formas cristalinas do carbono (outras são por exemplo a grafite e o diamante). O grafeno é o material mais forte, mais leve e mais fino que se conhece – tem a espessura de um

átomo apenas, ou de outra forma, a sua espessura é 3 milhões de vezes menor do que um milímetro. Este trabalho poderá trazer novos conhecimentos sobre a manipulação da radiação electromagnética usada em televisão, fibra óptica, telemóveis, raios-X, e tantas outras coisas, como nos contará o André Chaves, pode ler-se me comunicado.


Este mês o projecto estreia-se no Barhaus, em Braga. Daniel Ribeiro explica que existe a necessidade de receber mais pessoas. "O projecto tem sido muito bem recebido. Tivemos que nos estrear noutro local. Estamos a receber cada vez mais pessoas e temos que nos adaptar ao público", referiu.


O PubhD UMinho é organizado pelo STOL - Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, nas cidades de Braga e Guimarães. A entrada é livre.

Deixa-nos uma mensagem