Regional 05.03.2018 15H17
Executivo municipal convocado por Salvador para reunião
Em causa deverá estar a reconversão da piscina olímpica em Pavilhão Multiusos. Segundo Ricardo Rio, SCB "não quer concretizar algumas cláusulas de contrapartidas".
O executivo municipal de Braga foi convocado para uma reunião nas instalações do Sporting Clube de Braga pelo presidente do clube, António Salvador. Em causa estará a segunda fase da obra da Academia. Sem adiantar pormenores, o autarca Ricardo Rio admitiu esta segunda-feira que o presidente do clube arsenalista não estará disposto a cumprir com todas as contrapartidas aprovadas em sede de Assembleia Municipal aquando da cedência de terrenos ao SCB. Ao que tudo indica a falta de consenso estará relacionada com a piscina olímpica, que o clube se comprometeu a converter num pavilhão multiusos, na segunda fase da obra da Academia.
O assunto foi levantado na reunião de câmara desta segunda-feira pelos vereadores socialistas que desconheciam o teor do encontro solicitado para a próxima quarta-feira. Ricardo Rio não quis adiantar pormenores, mas reconheceu que o SCB "não quer concretizar algumas cláusulas de contrapartidas" em relação à segunda fase da obra. Rio admite que o município "está aberto para um diálogo", ainda que defenda que aquilo que está contratualizado "deve ser respeitado, ou pelo menos compensado na proporção", sendo essa a possibilidade que está neste momento em cima da mesa em relação a alguns aspectos. O autarca reconheceu que esta não deverá ser a única reunião, mas servirá primeiramente para colocar os vereadores a par das pretensões do clube. No entanto, o presidente do município de Braga afirma que apesar de ninguém colocar em causa o mérito da Academia, o clube terá que "cumprir com aquilo que está acordado".
Os socialistas, que levantaram a questão na reunião de câmara, estranham que se trate de um encontro "na casa do Sporting Clube de Braga". Na opinião dos vereadores socialistas, a reunião não deveria ser nas instalações do clube e os vereadores da oposição deveriam ser previamente informados sobre o assunto que levou António Salvador a convocar todo o executivo para a referida reunião. Artur Feio sugeriu mesmo que a reunião fosse adiada e que o clube indicasse os pontos que pretende discutir.
Já o vereador da CDU, Carlos Almeida preferiu não antecipar cenários. "Neste momento não tenho elementos que permitam dizer que alterações é que estão em cima da mesa, portanto só depois é que posso decidir sobre elas, mas deixar claro que estamos a defender os interesses do município, o interesse público e qualquer alteração tem que ter isso em conta", avisou.
A reunião entre o Sporting Clube de Braga e o executivo municipal de Braga decorrerá na próxima quarta-feira nas instalações do clube minhoto.