ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Gonçalo Sales

Regional 20.03.2019 14H00

Física de partículas e Biologia no 35º PubhD UMinho

Escrito por Gonçalo Sales
A 35ª edição do PubhD tem início às 21h15 desta quinta-feira, no Barhaus, em Braga.
Alexandra Nobre, da organização do PubhD UMinho, em declarações à RUM.

false / 0:00

Esta quinta-feira, às 21h15, o Barhaus é uma vez mais palco do PubhD UMinho. Como sempre vão estar presentes dois investigadores para discutirem os desenvolvimentos dos seus trabalhos. 


Aos microfones da RUM, Alexandra Nobre, da organização do PubhD, explicou que a "física de partículas e a biologia" são os temas em destaque esta semana.


Para apresentar o seu trabalho com o título “E da flor nascerá... uma bolota" vai estar Helena Silva, a frequentar o mestre em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas e doutorada em Biologia que vai falar como pretende reunir conhecimento acerca da indução e desenvolvimento das flores e como este pode afectar a produção do fruto do sobreiro, tão importante para a alimentação animal e para a propagação da espécie. 


Já o físico Tiago Vale que faz parte da equipa do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) vai fazer uma apresentação apelidada “Origem do Universo e o CERN da questão”. O investigador acredita que o seu doutoramento em Física de Partículas contribuirá para responder à pergunta sobre a origem do universo e perceber como é o que os seus constituintes interagem. 


A coordenadora espera "casa cheia e muitas perguntas". "Temos tido sempre o Barhaus só para nós e temos enchido sempre a casa. Portanto os investigadores têm dez minutos para apresentarem os  seus trabalhos e, posteriormente, vinte minutos de questões e respostas e eu espero que hajam bastantes perguntas. A verdade é que nunca há tempos mortos e a sessão prolonga-se sempre", concluiu Alexandra Nobre. 


Deixa-nos uma mensagem