ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Daniel Vieira da Silva/RUM
Daniel Vieira da Silva

Regional 19.12.2017 11H31

Multiusos em Braga será realidade a partir de 2021

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Ricardo Rio deu conta dessa ambição do executivo que, até ao final do mandato, vai canalizar cerca de 8 milhões de euros para este equipamento. Pavilhão Flávio Sá Leite também será requalificado, mas projecto vai ser alterado.
Ricardo Rio garantiu que é intenção do município avançar para este equipamento no próximo mandato

false / 0:00

O município de Braga vai ter um novo Pavilhão Multiusos a partir de 2021, ou seja, no próximo mandato autárquico. A vontade foi expressa por Ricardo Rio, presidente de Câmara, que revelou que a obra irá ter um investimento, ainda no decorrer deste mandato, de cerca de 8 milhões de euros. O projecto ainda não está no papel e, apesar de ter alguns locais idealizados, a decisão final referente à sua localização ainda não está efectivada.


Ricardo Rio abordou a questão quando confrontado sobre as obras de requalificação no Pavilhão Flávio Sá Leite. O edil garantiu que o novo Multiusos não irá substituir o pavilhão que é actualmente utilizado pelo ABC/UMINHO, explicando que esse equipamento será alvo de uma requalificação diferente da que estava pensada: “Aquele local, da maneira como o pavilhão está construído e da forma como o projecto foi desenvolvido, seria uma manta de retalhos que resultava de um acoplar de peças, de bancadas e de soluções que não iriam cumprir com os requisitos para lá receber provas europeias. Tivemos uma conversa serena com a nova direcção do ABC/UMINHO e o que queremos desenhar é uma solução que responda às necessidades da direcção e que possa ser complementada com uma outra infra-estrutura com outras valências e um cariz municipal”, afirmou Ricardo Rio que acrescentou que a intervenção no Sá Leite vai abranger “os balneários e zonas de aquecimento, bem como a ampliação da zona reservada aos adeptos”.


Ouvido pela RUM, Rui Silva, presidente do ABC/UMINHO, confirmou a reunião com a autarquia e explicou que o clube irá enviar, durante o mês de Janeiro, o levantamento das necessidades do clube para este equipamento que será requalificado. O presidente do ABC/UMINHO referiu ainda que "o projecto anterior não servia as necessidades e valências do clube", daí a vontade de dar ao município novos dados para se fazer um novo projecto.


O autarca deu conta que o Pavilhão Multiusos, que não será feito na zona do Sá Leite, possa “concretizar uma ambição que não foi concretizada no Parque Norte” da cidade de Braga. Rio garantiu ainda que este projecto não se sobrepõe ao espaço multifunções que fará parte do novo Parque de Exposições de Braga explicando que o município, “para a componente estritamente desportiva, tem tido várias solicitações e necessidades de diversas modalidades que não estão afectas ao Sporting Clube de Braga”.


Desta feita, e caso se concretizem os projectos avançados, Braga passará a ter mais três pavilhões desportivos. A juntar ao "renovado" Sá Leite e ao novo Multiusos, está ainda o pavilhão desportivo que o Sporting Clube de Braga vai construir na Cidade Desportiva do clube, uma obra que será erguida em cima da estrutura da piscina inacabada junto ao Estádio Municipal de Braga.


Deixa-nos uma mensagem