ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Inês Marinho

Academia 20.07.2017 07H12

Neurobiologia e Psicologia em discussão no PubhD

Escrito por Inês Marinho
A 18ª edição do PUBHD chega esta quinta-feira ao café concerto do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. A Neurobiologia e a Psicologia são os principais temas desta sessão, que arranca às 21h00.

O PubhD continua a dar que falar nas cidades de Braga e Guimarães e volta, agora, para a 18ª sessão. "Como podem os ratinhos de laboratório ajudar os cientistas a encontrar novos tratamentos para doenças neurológicas graves? E será que, em Portugal, a discriminação quanto à orientação sexual nos locais de trabalho ainda é uma realidade?" São estas as questões de partida para a sessão desta Quinta-feira, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Desta vez, os palestrantes convidados para mais uma sessão do PubhD são Ana Osório Oliveira, doutorada em Neurociências pela Universidade da Cafilórnia (EUA) e Gil Machado, mestre em Psicologia pela Universidade do Porto.


A investigadora Ana Osório Oliveira estudou o papel de uma proteína natural no desenvolvimento da Doença de Huntington, "um distúrbio neurológico incapacitante e raro", fazendo experiências em ratos doentes. Concluindo a investigação, Ana Osório Oliveira percebeu que um aumento do nível desta proteína nas células provocava melhorias significativas nos animais.


Por outro lado, Gil Machado apresenta um trabalho sobre a homossexualidade e o mundo laboral. Foi através de entrevistas que o orador da próxima sessão do PubhD percebeu que "repercussões é que comportamentos homofóbicos têm na vida dos trabalhadores, nomeadamente na sua remuneração, progressão na carreira e relações interpessoais". O estudo concluiu que a homofobia nos locais de trabalho influencia negativamente a actividade profissional.


O PubhD UMinho é organizado pelo STOL - Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, nas cidades de Braga e Guimarães. A entrada é livre.

Deixa-nos uma mensagem