ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 09.01.2017 15H42

Podem surgir mais seis supermercados em Braga

Escrito por Elsa Moura
Marcas espanhola e alemã interessadas em abrir na cidade de Braga dois a três supermercados cada. Autarca Ricardo Rio confirma interesse, mas refere que "ainda não há nenhum projecto".

Duas empresas estrangeiras estão interessadas em abrir quatro a seis supermercados na cidade de Braga. As duas cadeias, uma espanhola e outra alemã, já manifestaram interesse em apostar no país e em particular na cidade de Braga. 

Esta segunda-feira, o presidente do município, para além de confirmar aos jornalistas o interesse das duas empresas, adiantou que "cada uma" estará interessada em abrir “duas a três unidades de superfície”.


A Aldi, uma das interessadas, é uma multinacional alemã, uma das maiores cadeias de supermercados do mundo, com sede em Essen e Mülheim, Alemanha. Já a Mercadona, é uma companhia empresarial da Espanha integrada dentro do sector de supermercados com sede e origem na cidade de Valencia.


Depois do período da ordem do dia, o vereador da CDU, Carlos Almeida, confrontou o executivo liderado por Ricardo Rio. Em declarações aos jornalistas, o deputado comunista reafirmou as críticas que tem vindo a apontar face ao aumento de superfícies comerciais na cidade, sobretudo de um grupo português, e alertou ainda para o futuro próximo. “Estamos a falar nos últimos tempos de três novas unidades da SONAE, e, segundo se sabe há intenção de duas cadeias de supermercados estrangeiros, instalarem, cada uma delas, mais três unidades aqui no concelho. Isto tem que merecer alguma regulação, uma gestão por parte do município que compreenda o impacto que a instalação destas unidades tem junto do sector de pequena e média dimensão”, alertou.


Numa reacção à denúncia deixada pelo vereador da CDU, Ricardo Rio assumiu o interesse das duas cadeias internacionais, acrescentando que “há várias localizações que têm sido sinalizadas, mas até ao momento nenhum processo entrou ainda em fase de submissão à apreciação da Câmara Municipal de Braga”. O autarca confirmou que cada uma das das duas companhias empresariais está interessada em instalar na cidade “duas a três unidades de superfície”. “Não há ainda nenhum projecto”, mas “têm havido negociações particulares com diversos proprietários”, acrescentou.

Deixa-nos uma mensagem