ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 07.05.2024 07H00

PSD acusa executivo de "inoperância". CMG responde com transporte flexível em setembro

Escrito por Vanessa Batista
Tema foi debatido durante a reunião camarária desta segunda-feira.
Ouça as declarações do vereador da oposição Ricardo Araújo e do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança.

false / 0:00

A Coligação Juntos por Guimarães acusa o executivo vimaranense de “inoperância” em relação aos transportes públicos. Para o vereador da oposição Ricardo Araújo, o executivo liderado por Domingos Bragança tem demonstrado “incapacidade” de realizar os ajustamentos necessários para que os transportes cheguem a um maior número de utilizadores e freguesias.


Esta não é a primeira vez que os sociais democratas abordam esta questão em reunião camarária. Ricardo Araújo fala em três pontos fulcrais que devem ser alvo de reflexão, de modo a melhorar o serviço prestado aos vimaranenses pela Vitrus.


"Melhorar a comunicação" para que os cidadãos que são abrangidos por descontos ou têm direito a bilhetes totalmente gratuitos possam conhecer os seus direitos e assim aceder com maior facilidade a essa redução tarifária. "Alargar a cobertura e a frequência" para que o transporte público seja verdadeiramente uma opção para a população e, por último, aumentar os segmentos com acesso à gratuitidade dos transportes. “Já propusemos e o PS de forma sucessiva vem recusando", lembra.


Recorde-se que o Município de Guimarães estabeleceu há sensivelmente dois anos, um contrato de concessão com a Vitrus que o presidente do Município de Guimarães considera que tem sido bem-sucedida. Para setembro, está previsto o arranque do transporte flexível que dará resposta aos vimaranenses que habitam zonas de menor densidade populacional.


"A Vitrus está num processo de aquisição de três viaturas elétricas com 22 lugares", anunciou. Estes veículos serão alocados ao transporte flexível, ou seja, em locais em que o transporte regular não funciona. A intenção da autarquia passa por alargar também os horários principalmente ao fim-de-semana e nos períodos da noite. Quanto à gratuitidade Domingos Bragança assume o compromisso e a vontade de abranger mais quilómetros.


Quanto ao estudo pedido ao Dr. Álvaro Costa, o edil admite que ainda levará o seu tempo, visto que implica os “setores jurídicos e questões de proporcionalidade financeira”. Quanto à necessidade de simplificação, o executivo está de acordo.

Deixa-nos uma mensagem