ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Paulo Costa

Academia 19.02.2018 16H37

PubhD. Ciência regressa aos bares de Guimarães

Escrito por Paulo Costa
Paredes de tijolo que fazem parte da construção de habitações e um sistema inovador de nanopartículas magnéticas para terapia do cancro são os temas da 24ª edição do PubhD UMinho.
Daniel Ribeiro explica a pertinência dos temas da 24ª edição do PubhD UMinho

false / 0:00

No próximo dia 22 de Fevereiro, investigadores da Engenharia Civil e da Física vão marcar presença na 24ª edição do PubhD UMinho. A sessão que acontece no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor é aberta ao público e, segundo a organização, acessível a todo o tipo de pessoas, uma vez que, os cientistas são desafiados a falar numa linguagem que facilite a aprendizagem.


Paredes de tijolo que fazem parte da construção de habitações. É o estudo que Luís Miguel Silva, aluno de Doutoramento em Engenharia Civil na Universidade do Minho, está a desenvolver. A sua investigação passa por construir e analisar o comportamento de paredes de tijolo quando sujeitas a vibrações semelhantes às de um sismo. O investigador pretende desenvolver alternativas a este tipo de construções para que sejam mais resistentes a sismos, diminuindo assim os danos de infra-estruturas, bens e pessoas.


Para falar de cancro, Rita Rodrigues é aluna de Doutoramento em Física, também na Universidade do Minho, e foca os seus estudos num sistema inovador de nanopartículas magnéticas -magnetopolissomas- para terapia do cancro. Acredita-se que esta nova metodologia possa permitir um tratamento localizado onde o tumor é atacado através de altas temperaturas e ainda conjugar terapias convencionais como a quimioterapia.


O PubhD -pub=bar e PhD=doutoramento- é um movimento de divulgação da ciência que surgiu no Reino Unido em 2014 e que agora se realiza em 25 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL - Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, em Braga e Guimarães.


Deixa-nos uma mensagem