Academia 16.01.2018 07H06
PubHD UMinho. Há dois anos a brindar à ciência
É uma espécie de roteiro pelos bares da região onde não se brinda à amizade, mas ao progresso da ciência. 51 investigadores já passaram pelo PubHD UMinho.
O PubHD UMinho - movimento de divulgação da ciência- celebra, a 25 de Janeiro, dois anos de existência. Ao longo desta temporada, a iniciativa que desafia cientistas e investigadores a irem aos bares para falarem da actualidade científica, contou com a presença de 51 investigadores portugueses e estrangeiros, estimando-se num total de 1100 o número de pessoas envolvidas nas sessões. Há dois anos que a Ciência saiu da universidade e se juntou aos cidadãos, numa mesa nos bares das cidades de Braga e Guimarães.
Daniel Ribeiro, da organização do evento, faz um balanço positivo dos dois anos de PubHD, considerando "que todas as expectativas foram superadas". Para os próximos tempos, "há algumas melhorias que têm de ser feitas", e não esconde a vontade de alargar a iniciativa a mais cidades do país.
O próximo evento que assinala também o aniversário do PubHD acontece a 25 de janeiro, no Barhaus. Mais uma vez vão estar presentes duas investigadoras, numa sessão que contará com algumas surpresas. Daniela Costa é investigadora em Psicologia Social e Tomada de Decisão, na UMinho, e o seu trabalho centra-se nos julgamentos de justiça no contexto de grupo, mais concretamente, na forma como as pessoas reagem a situações de iniquidade dependendo da intensidade da injustiça e da identidade social dos intervenientes. Paula Ramos Nogueira é investigadora em História das Ciências e Educação Científica na Universidade de Coimbra, e debruça-se sobre o contributo da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da indústria têxtil portuguesa, analisando a história do setor em Guimarães, entre os anos de 1850 e 2016.
O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu no Reino Unido e que se realiza agora em 22 cidades europeias. A organização está a cargo da STOL - Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, em Braga e Guimarães.