ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Hugo Sousa
Redação

Cultura 07.05.2024 18H46

Quatro trabalhos de oito artistas vencem Laboratórios de Verão 2024

Escrito por Redação
É uma parceria entre gnration (Braga), CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães) e Solar - Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde).

‘OUROBOROS’, de Francisca Miranda e Inês Leal, ‘Crónicas visuais de onde não estive’, de Sally Santiago, ‘Consonâncias Efémeras’, de Sofia Morim e Filipe Carvalho, e ‘Melting Music’, de João Miguel Braga Simões, José Diogo Martins e João Carlos Pinto, são os projetos selecionados para a edição deste ano dos Laboratórios de Verão. O anúncio foi feito esta terça-feira.


O programa de apoio à criação artística é dinamizado pelo gnration (Braga), CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães) e Solar - Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde). A escolha coube a um júri composto por Luís Fernandes (direção artística do gnration), Marta Mestre (direção artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães - CIAJG), Nuno Rodrigues (direção artística da Solar - Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde) e ainda pelo curador, crítico de arte e investigador David Revés que, este ano, fará também o acompanhamento do projeto.


Os projetos selecionados vão ser desenvolvidos em formato de residência artística no gnration e no CIAJG. Posteriormente, serão apresentados publicamente - em formato performativo ou de instalação/exposição -, integrando os programas culturais de cada um dos espaços e também da Solar. Para além de um local de trabalho e apresentação, os projetos selecionados recebem ainda um apoio monetário no valor de 2000 euros, apoio técnico e de produção.


Criado em 2015, pelo gnration, os Laboratórios de Verão procuram potenciar o desenvolvimento de novos trabalhos artísticos originais no território do distrito de Braga e concelho de Vila do Conde. Ao longo de nove edições, o programa apoiou mais de três dezenas de projetos e meia centena de artistas.

Deixa-nos uma mensagem