Academia 12.04.2019 11H27
Seminário Internacional da UMinho aborda livros infantis
Esta iniciativa vai contar com especialistas internacionais e com vários debates sobre obras infantis de renome mundial.
A Universidade do Minho organiza, esta sexta-feira, o seminário internacional “Clássicos e Livro-objeto”, alusivo aos novos caminhos do livro infantil.
A iniciativa surge de outros três seminários, que se realizaram em Aveiro, Saragoça e Vigo, cujo principal objectivo passa por "discutir" as novas materialidades associadas a livros infantis, que são considerados artefactos.
O evento conta com a intervenção de vários especialistas internacionais, que vão falar sobre as obras pop-up, sensoriais e que aliam o digital, a força das ilustrações, os clássicos recriados, a adaptação das histórias e os limites do livro, cruzando, inclusive, figuras-ícone como Branca de Neve, Peter Pan e Capuchinho Vermelho.
"O que nós estudamos tem relevância no domínio dos estudos da criança. Estamos a tratar de livros com configurações muito apelativas, como livros pop-up, tactéis e sonoros, ou seja, são formas de aproximação ao texto literário ou ao próprio objecto livro e são cativantes tanto para pequenos leitores como para leitores de todas as idades", vincou.