ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR             
Daniel Vieira da Silva

Internacional 01.03.2016 16H38

"Super terça-feira" começa a definir presidência dos EUA

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Republicanos e democratas vão esta terça-feira a votos em 11 estados

É a chamada "Super terça-feira" e começa a definir, de uma forma mais concreta, os candidatos à presidência dos Estados Unidos da América.

Hoje, os norte-americanos vão a votos em 11 estados (Alabama, Arkansas, Colorado, Geórgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont, Virgínia), no acto que melhor se assemelha à eleição presidencial do próximo dia 8 de Novembro.


Do lado dos republicanos, Donald Trump aparece à frente nas sondagens e já é o candidato que tem mais deputados eleitos (82) para a Convenção Republicana marcada para Julho em Cleveland (Ohio).

Esta supremacia de Trump não era esperada há alguns meses e suscitou muita surpresa aos analistas políticos.


À RUM, o especialista em política norte-americana, Nuno Gouveia, assumiu mesmo que a vitória de Trump esta terça-feira está praticamente garantida, mas que isso irá despoletar, nos próximos dias, um ataque da ala mais conservadora norte-americana contra o multimilionário, até porque "daqui a 15 dias, nas eleições em Ohio e Flórida, acontecerá o combate final contra Donald Trump".


"Quem segue mais de perto a política norte-americana ficou surpreendido com este crescimento de Trump, mas chegada à super-terça-feira, ninguém ficará surpreendido com uma vitória categórica deste candidato. Donald Trump conseguirá uma vitória confortável em quase todos os estados, com excepção ao Texas", explicou o comentador.


Nuno Gouveia justifica ainda o crescimento de Donald Trump nos últimos meses, afirmando que, "nos últimos anos tem havido uma forte contestação na base conservadora no partido republicano contra o chamado 'establishment' - senadores, congressistas, líderes do partido -, porque acham que os mesmos deveriam ser mais combativos em relação à administração Obama e às políticas democratas assumidas. Donald Trump, que até já apoiou candidatos democratas, tem assumido esta revolta contra o 'establishment' do partido republicano". Nuno Gouveia lembrou ainda que Trump tem conseguido "atrair algumas franjas mais racistas da população, que até ao momento não tinham espaço na política norte-americana".


Marco Rubio poderá ser o único capaz de "parar Donald Trump"


Para além de Donald Trump, surgem mais dois nomes capazes de se bater com o candidato que assume favoritismo. São eles Marco Rubio e Ted Cruz, uma vez que Bem Carson e John Kasich estão praticamente fora da corrida.

Ainda assim, Nuno Gouveia afirma que só Marco Rubio poderá "dificultar a vida" a Donald Trump. "Ted Cruz, mesmo que vença no Texas, não terá grande capacidade de unir o partido em seu redor. Penso, por isso, que só Marco Rubio poderá parar Donald Trump. Se ele hoje obtiver alguns bons resultados, pode reunir apoio para as primárias de 15 de Março. Aí, se vencer no seu estado - Flórida - ou no Ohio, poderemos presenciar uma corrida a dois entre ele e Donald Trump", explicou Nuno Gouveia que sublinha, ainda assim, para uma mais que expectável revolta do lado conservador dos republicanos nos próximos dias contra o candidato Donald Trump.


Hillary Clinton favorita do lado democrata e mais que provável na sucessão a Obama


Do lado democrata, "parece não existir grande dúvida em torno da vitória de Hillary Clinton" nestas primárias. "Hillary Clinton conseguiu segurar bem o seu eleitorado, (a vitória na Carolina do Sul é exemplo disso) e os estados que hoje vão a votos são demograficamente favoráveis a Clinton. São estados onde votam muitos afro-americanos, uma boa parte do eleitorado da candidata. Espera-se que Hillary vença facilmente, mas espera-se que Bernie Sanders não desista", tal como o próprio prometera.


E caso se confirme Donald Trump como nomeado pelo lado dos republicanos e Hillary Clinton do lado democrata, não existem muitas dúvidas acerca de quem será o próximo nome a assumir a Casa Branca. "Se forem esses dois nomeados, eu, como boa parte das pessoas que seguem a política norte-americana, diria que Hillary Clinton será eleita facilmente e irá cumprir uma espécie de terceiro mandato de Barack Obama, uma vez que grande parte das políticas assumidas são as mesmas do actual presidente".


Até 14 de Julho, os eleitores vão eleger os delegados às convenções de cada partido. A Convenção do Partido Republicano vai decorrer entre 18 e 21 de Julho em Cleveland (Ohio) e a do Partido Democrata realiza-se entre 25 e 28 de Julho em Filadélfia (Pensilvânia). As eleições presidenciais norte-americanas estão marcadas para 8 de Novembro.

Deixa-nos uma mensagem