ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Universidade do Minho             
Mafalda Oliveira

Academia 27.04.2016 12H26

UMinho: solução para dept. geografia está a "ser estudada"

Escrito por Mafalda Oliveira
Reitor da Universidade do Minho afirma que o assunto está sinalizado no Plano Estratégico da UM.

António Cunha garante que a Universidade do Minho (UM) está à procura de uma solução para a falta de condições no departamento de Geografia, no campus de Azurém. Recorde-se que o departamento funciona há 20 anos num edifício pré-fabricado. A melhoria de condições tem sido reinvidicada pelo Instituto de Ciencias Socias e pela Associação de Estudantes de Geografia e Planeamento.


À margem da tomada de posse de Helena Sousa, que foi reconduzida como presidente do ICS, António Cunha afirmou que o assunto está sinalizado no Plano Estratégico da UM. "É um dos poucos projectos da Universidade do Minho que ainda está em instalações provisórias. A solução será certamente encontrada", afirmou, lembrando que a reitoria está a estudar o assunto "há algum tempo". 


Também a presidente do Instituto de Ciências Sociais, Helena Sousa, explicou, sem adiantar muitos pormenores, que a reitoria está a trabalhar numa solução. "Estamos em diálogo com o reitor e com a reitoria nessa matéria. Aquelas instalações não são as mais adequadas", admitiu. A presidente garantiu ainda que "há uma grande preocupação da reitoria com essa situação".


Helena Sousa reconduzida como presidente do ICS

A professora catedrática Helena Sousa foi esta terça-feira reconduzida como presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho. Até 2019, a docente assume os desígnios de uma das maiores unidades orgânicas da Uminho, com valências nos campi de Azurém e Gualtar.


Uma recandidatura que surge pela sensação de dever cumprido e que assenta em três vertentes. "Ao longo dos últimos três anos, trabalhamos bem com toda a escola. É com esse sentido de dever cumprido que me recandidato e com grande sentido de responsabilidade. Os objectivos correspondem ao aprofundamento de três grandes linhas: a internacionalização do ensino, a investigação e a interacção com a comunidade", explicou a presidente.


Olhando ainda para os últimos três anos enquanto presidente do ICS, a palavra "criatividade” surge como uma das formas de encarar o sub-financiamento do Ensino Superior em Portugal. "A falta de financiamento é um desafio diário. Temos que ser criativos, tentar, insistir, procurar e imaginar possibilidades onde elas não seriam óbvias. É um desafio permanente", lamentou.


Para os próximos três anos, Helena Sousa tem como vice-presidentes os professores José Meireles Batista, Teresa Ruão e Emília Araújo.

Deixa-nos uma mensagem