ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Elsa Moura

Regional 18.02.2016 12H31

Ver Braga por um "novo" canudo 365 dias por ano

Escrito por Elsa Moura
Confraria do Bom Jesus de Braga instalou um novo monóculo para preservar o histórico canudo com mais de cem anos.

A Confraria do Bom Jesus de Braga instalou um novo monóculo no local onde se encontrava o histórico equipamento com mais de cem anos. Depois de várias reparações e de cuidados redobrados com o "antigo canudo", a entidade responsável pelo equipamento optou por retirá-lo, em definitivo, do local habitual. Até aqui, o monóculo estava instalado apenas em determinadas alturas do ano e obrigava à permanência de um funcionário no local para garantir o bom uso do equipamento.

Varico Pereira, vice-presidente da Confraria do Bom Jesus de Braga, referiu que "o original estava-se a degradar tendo em conta as condições climatéricas e aquilo que também era o transporte, a montagem e a desmontagem desse monóculo, que obrigava a uma logística difícil e não podia estar todos os dias disponíveis aos visitantes". Assim, "para colmatar essa falha durante a maior parte do ano", a confraria decidiu adquirir um novo aparelho que "está fixo e montado constantemente" e que não obriga à permanência de um funcionário a controlar a sua utilização.

Já o monóculo mais antigo, com cerca de cem anos, está agora disponível para visita gratuita no Centro de Exposições Cónego Cândido Pedrosa.

Deixa-nos uma mensagem