ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Daniel Vieira da Silva/RUM             
Daniel Vieira da Silva

Autárquicas 2017 03.04.2017 18H16

Wladimir Brito é o candidato do BE em Guimarães

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Professor da UMinho será o candidato à presidência do município, Sónia Ribeiro será a candidata à Assembleia Municipal e Carlos Mesquita (Cineclube de Guimarães) o mandatário da campanha autárquica.

Wladimir Brito vai ser o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Guimarães. O professor universitário candidata-se como independente e tem pela frente a tarefa de ser eleito para a vereação municipal. Sónia Ribeiro será a candidata bloquista à Assembleia Municipal e Carlos Mesquita o mandatário concelhio do Bloco.


Esta segunda-feira, na apresentação da sua candidatura, Wladimir Brito lembrou a sua “tendência para esta área política” para justificar uma candidatura que “chegou num momento em que se entendeu que deveria participar mais activamente na discussão e debate sobre os destinos da cidade”.


Wladimir Brito é professor catedrático na Escola de Direito da Universidade do Minho e salientou que se revê no programa geral do BE para as autárquicas “quer a nível nacional quer a nível local”, frisando que o que pretende é afirmar um debate construtivo na cidade: “É momento de abrir um debate público e político, quer fora da Câmara ou dentro dela, promovendo uma participação cidadã na construção dos destinos do município e análise de projectos que todos os partidos devem apresentar. Não há ideia de fechamento. É a partir do debate construtivo que podemos fazer coisas boas para a cidade de Guimarães”, acrescentou Wladimir Brito, ele que foi mandatário da candidatura do Bloco nas legislativas de 2015 e que elegeram, por Braga, Pedro Soares como deputado da Assembleia da República. O deputado fez questão de marcar presença neste acto de apresentação da candidatura, explicando que “este é um sinal importante dado pelo Bloco de Esquerda”, esperando que “o debate na cidade seja alargado, muito participado e com muitas propostas”.


Mobilidade, acção social, habitação, trabalho, desenvolvimento local e cultura são algumas das linhas que esta candidatura terá em conta na elaboração de um programa autárquico que será “trabalhado calmamente” e que pretende “reunir propostas dos militantes e da população” até porque, referiu Pedro Soares, “esta será mais do que uma candidatura do Bloco de Esquerda” porque a mesma vai “procurar ampliar e ter uma latitude política, social e de cidadania que estará para além do Bloco”.


“Esta não é uma candidatura contra ninguém, é uma candidatura de participação, de discussão, debate e cooperação, sempre respeitando as ideias dos outros mas fazendo respeitar as nossas ideias”, afirmou o candidato autárquico dos bloquistas que acrescentou que “a cidadania não pode ficar à porta da Câmara. A transparência, o combate à corrupção e ao nepotismo local são princípios fundamentais para que uma cidade se desenvolva harmonicamente”.


Já Sónia Ribeiro, candidata à Assembleia Municipal, assumiu que o objectivo é alargar o número de deputados eleitos – neste momento o Bloco de Esquerda apenas tem um – e referiu que se sente orgulhosa pela confiança que foi depositada em si e garantiu ter o apoio de toda a estrutura local do Bloco. A técnica de óptica de 41 anos foi candidata a deputada pelo BE nas legislativas de 2015 e é dirigente concelhia e distrital do partido.  “Acredito no plano do BE para estas autárquicas, confio em todos os membros da equipa e estou muito honrada em fazer parte de uma equipa onde está o nosso candidato à Câmara, o Wladimir Brito”, disse.


Já Joaquim Teixeira, membro da coordenadora concelhia do Bloco de Esquerda em Guimarães, também presente na apresentação à imprensa, atirou para final de Maio uma apresentação dos candidatos do partido nas juntas de freguesia, garantindo, ainda assim, que “muito dificilmente” o BE vai apresentar candidaturas em todas as freguesias do concelho.


Deixa-nos uma mensagem