Regional 18.04.2017 12H53
Xadrez e jogos de tabuleiro animam 25 de Abril em Braga
Torneio Cidade de Braga acontece no "dia da liberdade" e pretende juntar cerca de 100 praticantes da modalidade num dia de estratégia, lógica e, este ano, com a componente familiar associada
Dia 25 de Abril vai ser sinónimo de xadrez e jogos de tabuleiro em Braga. Trata-se da terceira edição do Torneio Cidade de Braga que vai juntar, no Regimento de Cavalaria nº 6, praticantes da modalidade para um dia recheado de estratégica e agilidade de pensamento. O evento foi apresentado e Sergey Demyanchuk, do Clube de Xadrez de Braga, que enalteceu a inovação do torneio neste ano que “vai contar com cerca de 100 atletas, maioritariamente do Norte de Portugal, mas também do estrangeiro”. O organizador mostrou felicidade e orgulho pela realização de mais uma edição deste torneio que este ano vai contar com o apoio da associação “Cidade Curiosa”, responsável pelos jogos de tabuleiro no evento.
A “Cidade Curiosa” associa-se ao evento no sentido de divulgar os jogos de tabuleiro moderno. A associação aposta nos jogos nacionais e escolheu jogos de de cariz familiar e lúdico. Serão jogados o “I love Portugal”, “Caravelas” e o “Castelo de S. Jorge” neste Torneio Cidade de Braga. O evento vai contar ainda com a presença do criador do jogo de tabuleiro Trench, que fará uma exposição do mesmo.
Este é um evento que conta com o apoio do município de Braga e Sameiro Araújo, a vereadora do desporto, lembrou que o torneio “é importante pela diferenciação em relação a outras provas na cidade”. A responsável autárquica deixou ainda largos elogios à prática da modalidade, afirmando o xadrez como “um desporto único que é também uma arte e ciência”. A vereadora sublinhou o xadrez como “um desporto de estratégia, gestão e antecipação e como um complemento à parte mais física de outras modalidades”.
Xadrez "está na moda" e salta os muros do Regimento de Cavalaria
O Regimento de Cavalaria nº 6 vai ser a casa, pelo segundo ano consecutivo, deste evento e o comandante José Peralta Pimenta notou a “evolução do evento”. “Os pedidos cresceram e sinónimo que a iniciativa se está a desenvolver” frisou o comandante que expressou “as portas abertas do RC6” para os eventos da cidade.
“Queremos, todos os dias, baixar os nossos muros e estarmos envolvidos com a sociedade”, lembrou.
Luís Pedroso, da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, considerado “padrinho” dos jogos de tabuleiro em Braga frisou uma prática que se vai assumindo como moda na cidade: “Numa altura em que os jovens estão dependentes das novas tecnologias, sejam elas através de computadores e videojogos, parece-me que insistir no xadrez e jogos de tabuleiro é o correcto, até porque começa a ser uma moda em Braga”. “A moda começa a aparecer e avós, netos e filhos começam a passar uma tarde convívio em família” em torno dos jogos de tabuleiro, afirmou o autarca.
O torneio começa às 10h e a entrada é livre para todos os interessados, excepto para os participantes no torneio de xadrez que terão de pagar 10 euros pela inscrição no mesmo através do correio electrónico cxbraga@gmail.com. O torneio conta para o ranking internacional de semi-rápidas.