10 concelhos do distrito de Braga têm plano contra incêndios florestais desactualizado

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas publicou, em Janeiro de 2018, a terceira geração dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). Dos 14 concelhos que fazem parte do distrito de Braga 10 têm o seu plano contra incêndios florestais desactualizado.

José Maria Cardoso, deputado eleito pelo distrito de Braga, alerta para esta realidade “preocupante”. Os novos critérios elencados pelo Instituto visam uma “lógica de melhor conhecimento, uma nova estrutura de combate, novos critérios de abordagem às situações e conta com um sentido de prevenção estrutural que deve ser feito para minimizar os fogos florestais”. 

O bloquista realça que a região tem “um elevado potencial para incêndios florestais” nesta época do ano. A título de exemplo, o Bloco de Esquerda recorda o fogo que deflagrou a 16 de Julho, em São Mamede de Este, que trouxe à memória outros incêndios que chegaram a entrar na cidade e a ameaçar habitações, como em Outubro de 2017.

Amares, Braga, Barcelos, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Terras de Bouro, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde não têm os seus planos actualizados. Ou seja, apenas Esposende, Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho proceder à actualização dos planos. 


José Maria Cardoso responsabiliza os municípios que não procederam à actualização dos respectivos PMDFCI, mas também culpabiliza o Governo, em especial o Ministério da Protecção Civil, por não dotar as autarquias de meios técnicos, humanos e financeiros para serem capazes de responder a estes propósitos. 

O Bloco de Esquerda vai endereçar este alerta a todas as 10 Câmara Municipais do distrito de Braga. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv