ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redação

Desporto 22.09.2022 08H32

100 anos de Vitória SC

Escrito por Redação
Clube vimaranense assinala, esta quinta-feira, 100 anos desde a sua fundação.

O Vitória SC celebra, esta quinta-feira, 100 anos desde a sua fundação. O clube dará a conhecer o onze e o treinador do centenário, na Gala Conquistadores, que está agendada para as 22h00, no Multiusos de Guimarães.

O programa arranca às 11h00 com o hastear da bandeira, segue-se, meia hora depois, a inauguração do mural "100 anos, 100 azulejos". Ao meio-dia, decorre uma missão, na Igreja de S. Domingos, e, às 18h30, arranca a cerimónia de entrega dos emblemas de 50 e 25 anos. A Gala Conquistadores encerra o dia das comemorações do centenário do Vitória SC, a partir das 22h00.


Em entrevista à Renascença, o presidente do clube acredita que o Vitória pode terminar a época em lugar de acesso às competências europeias. "Acreditamos que a nossa época vai ser boa, acreditamos que vamos ter resultados importantes e eu acredito, pessoalmente, que vamos conseguir o objetivo europeu".


António Miguel Cardoso promete, "em todas as modalidades, do futebol ao polo aquático", uma equipa "unida, com garra, cultura desportiva que vai permitir em cada duelo ser mais forte". "A partir daí, a consequência natural será termos mais vitórias e chegarmos a títulos. Isso eu consigo prometer [que vamos lutar]. Acredito que vamos ter sucesso num futuro próximo, mas, obviamente, não o posso prometer, porque, seja no futebol ou noutra modalidade, as bolas são redondas", frisou.


"É uma altura em que temos de pensar verdadeiramente diferente", afirma, num apelo à união. António Miguel Cardoso tem uma preocupação muito terrena: pagar salários. Chegou há seis meses ao clube e com receitas já antecipadas para os próximos dois anos e meio procurou soluções.


A estratégia passa por reduzir despesa e o orçamento da SAD, revela, já sofreu um corte de cerca de 35%. Os salários baixaram, apostou-se na formação, saíram jogadores influentes, como Rochinha, Estupiñan, André Almeida, Rafa, houve mudança de treinador - Moreno sucedeu a Pepa - a poucas horas do início da época, mas, apesar de tudo, António Miguel Cardoso acredita numa "época de sucesso", com apuramento para uma competição europeia.


O horizonte tem de ser projetado a prazo. "Não podemos pensar jogo a jogo", anota, em contraciclo com um lugar comum do "futebolês". Aos 100 anos, o Vitória de Guimarães tem um presidente que não se agarra a frases feitas e não tem grandes preocupações de design ou cosmética: "Não abdicarei nunca dos princípios que temos para que o Vitória possa ser cada vez mais Vitória".


O Vitória Sport Clube inicia as celebrações do centenário, num momento de reformatação. Seriedade, força de vencer, lealdade, ética é o que o presidente do clube quer oferecer aos adeptos como presente. Em entrevista à Renascença, António Miguel Cardoso abre o livro sobre seis meses de presidência, em que a sua maior preocupação é "fazer tudo para que o Vitória seja digno". O aperto financeiro continua a sentir-se, apesar da redução significativa do orçamento. A contração das contas, no entanto, não limita a vontade de ter um Vitória maior.


c/ Renascença

Deixa-nos uma mensagem