ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Cultura 05.09.2019 08H25

É-Aqui-in-Ócio com 11 espectáculos na Póvoa de Varzim

Escrito por Liliana Oliveira
Festival de Teatro conta com a participação de companhias nacionais e internacionais. Varazim Teatro quer atrair diferentes públicos.
Eduardo Faria, programador do festival, adianta alguns dos destaques da programação

false / 0:00

De 21 de Setembro a 5 de Outubro, a Varazim Teatro leva aos palcos da Póvoa de Varzim 11 espetáculos de companhias nacionais e internacionais. A 10.ª edição do festival É-Aqui-in-Ócio junta dança, música, cinema e teatro.


Na sessão de apresentação da iniciativa, na sede da associação, na Póvoa de Varzim, Eduardo Faria, presidente da Varazim Teatro e programador do festival, explicou que o objectivo passa por “cativar diferentes públicos”, por isso mesmo o cartaz é abrangente e diversificado. “O festival contém várias linguagens de expressão performativa, que vão desde a dança, à música, teatro e cinema”, afirmou.


Dez edições depois, este “é já um festival reconhecido para além da Póvoa” e que tem atraído pessoas de fora. Este ano, além de continuar a querer chegar a diferentes públicos, o objectivo passou por levar o evento a diferentes espaços da cidade. Ainda assim, será o cine-teatro Garret a acolher uma grande parte dos espetáculos.



Festival arranca com espetáculo da Varazim Teatro


A tragicomédia “Vocês viram o meu cão?” estreia a 21 de Setembro, data que marca o arranque do festival, e é protagonizada pela própria associação, no cine-teatro Garret.

Juntam-se ao festival espetáculos de companhias do Brasil, Itália e Espanha e ainda workshops e actividades paralelas.


O violinista poveiro Manuel Maio vai protagonizar um espetáculo musical, que também tem teatro.”Valente Maio” poderá ser visto no café concerto do cine-teatro Garret, a 26 de Setembro.

“É uma música que transmite imagens, facilmente fecho os olhos e vejo uma peça de teatro a ouvir aquela sonoridade”, desvendou Eduardo Faria.

De Itália chega o espetáculo inspirado no Quebra-Nozes, “Schiaccianoci Swing”, para ver em família, às 22horas de 5 de Outubro. “Aproveitamos que eles cá estão para fazemos um workshop para crianças”, adiantou ainda o programador.


Entre textos mais clássicos ou mais modernos, há espetáculos para todos os gostos.

Ainda referente ao público infantil poderá assistir-se a “Patapatúm”, da companhia Elefante Elegante, a 29 de Setembro, pelas 18 horas, no cine-teatro Garret. “A companhia ganhou o principal prémio de teatro da Galiza”, asseverou Eduardo Faria.

No dia anterior, pelas 22horas, o cine-teatro Garret recebe a ante-estreia de “Primeiro Amor”, com Pedro Diogo, “um actor conhecido da televisão”.

Do Brasil chega um espetáculo circense, “Circodela”, “feito por uma jovem brasileira que vai chegar 15 dias antes a Portugal para estudar circo numa escola de Famalicão, que tem atraído pessoas de todo o mundo”. “Temos um espetáculo com uma performance circense diferente, que recorre à técnica do suspensão pelo cabelo, que ela faz tocando acordeão”.


 "Este festival faz com que os poveiros e muita gente da região venha à Póvoa assistir a teatro”


O bilhete para o público em geral custa 7 euros, mas há descontos reservados para grupos, jovens, pessoas com deficiência, desempregados e reformados, que pagarão 5 euros, e os sócios da Varazim Teatro pagam 3,5 euros.

O festival conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. 


Na sessão de apresentação do programa esteve Luís Diamantino, Vice-Presidente da autarquia e verador da Cultura, que não deixou de elogiar o trabalho desenvolvido pela associação poveira.

“O nosso objectivo é motivar criatividade no que diz repeito ao que é nosso. Além da programação teatral na Póvoa, a Varazim Teatro agarrou neste festival que faz com que os poveiros e muita gente da região venha à Póvoa assistir a teatro”, afirmou o autarca. Luís Diamantino sublinhou ainda a importância da descentralização de competências culturais, uma vez que “a comunidade faz muito melhor do que a Câmara”.


A comemorar 22 anos, a Varazim Teatro organiza, pela 11.ª vez, o Festival Internacional de Teatro, na Póvoa de Varzim. De 21 de Setembro a 5 de Outurbo, É-Aqui-in-Ócio apresenta 11 espetáculos de companhias nacionais e internacionais. Para o público em geral os bilhetes custam 10 euros. 

Deixa-nos uma mensagem