ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Redação

Cultura 26.11.2021 11H33

12 mulheres pintam painel de azulejos pelo fim da violência no feminino

Escrito por Redação
Painel foi inaugurado, no Altice Forum Braga, esta quinta-feira,Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Helena Mendes Pereira, curadora, e Domingos Teixeira, presidente do conselho de administração do dstgroup

false / 0:00

No Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado esta quinta-feira, 25 de novembro, foi inaugurado, no Altice Forum Braga, o painel de azulejos ‘Ser mulher, ser artista’. 


O trabalho resulta da inspiração de 12 mulheres, que compuseram a obra durante a 30.ª edição da Feira do Livro. Foram elas Cristina Troufa, Patrícia Oliveira, Liliana Velho, Tânia Dinis, Ana Almeida Pinto, Elizabeth Leite, Alexandra de Pinho, Teresa TAF, Helena Cardoso, Lauren Maganepainel, Márcia Ruberti e Inês Osório.


A curadora Helena Mendes Pereira considera o mural “um exercício de liberdade” capaz de afirmar a voz feminina. “Estas lutas continuam a fazer sentido enquanto existir uma mulher vítima de violência”, acrescentou.

O painel exposto foi cedido pelo dstgroup. Para Domingos Teixeira, presidente do conselho de administração, falar da “mulher” não é uma discussão “esgotada”. O empresário considera que existem “estigmas por vencer” que devem ser regulados na sociedade.


Já Carlos Silva, administrador executivo do Altice Forum Braga, destacou o trabalho desenvolvido pelas 12 mulheres, considerando o “legado mais importante nos últimos anos associado à Feira do Livro”.

Em representação do município de Braga, Epifânia Oliveira lembrou que a obra é um exercício de “cidadania, património e identidade”. “A arte pode ser um meio de acolher e de ser igual”, rematou. 


*Por Rita da Costa Carvalho

Deixa-nos uma mensagem