ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 26.05.2023 13H20

150 estudantes participaram no I Congresso Inteligência Artificial e Sustentabilidade

Escrito por Vanessa Batista
Iniciativa, direcionada a estudantes do 9º ao 12º ano, pretende aproximar a Universidade do Minho do ensino secundário.
Segurança rodoviária, melhoria da sustentabilidade e combate às alterações climáticas são alguns dos projetos que foram apresentados por alunos de escolas de Barcelos, Famalicão e Guimarães.

false / 0:00

150 estudantes de escolas dos concelhos de Braga, Barcelos, Guimarães, Esposende e Famalicão participaram no I Congresso Inteligência Artificial e Sustentabilidade. Trata-se de uma iniciativa que nasceu na Escola de Ciências da Universidade do Minho, mas que hoje, engloba as várias áreas de saber da academia.


De acordo com a pró-reitora para os Projetos Científicos e Gestão da Investigação, Sandra Paiva, esta é uma oportunidade de, não só, aproximar a instituição de ensino superior ao secundário, como de impactar os mais jovens com atividades sobre temas tão atuais como a inteligência artificial e sustentabilidade.


Ao longo do dia, os jovens terão também oportunidade de contactar de perto e questionar investigadores da casa que executam trabalhos nas mais diversas áreas como: ciências, engenharia, economia, direito, psicologia e enfermagem.


O formato é simples. Os jovens, do 9º ao 12º ano, foram divididos em grupos de até cinco elementos, depois sob orientação dos docentes trabalharam problemas, por eles identificados, com recurso a ferramentas de inteligência artificial, muitos deles com um olhar e compromisso com a sustentabilidade.


As apresentações, de acordo com a pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão, serão feitas num formato "pitch", sendo que os melhores trabalhos são premiados no final da experiência.


O coordenador dos embaixadores IAS e professor da Secundária de Barcelinhos, Rui Baptista, enaltece esta forma prática, conjunta e divertida de aprender. "Foi feliz esta escolha de temas porque lhes permite abordar assuntos que eles estudam na escola com uma nova perspetiva e, ao mesmo tempo, aprendem mais sobre inteligência artificial, sendo que eles já utilizam ferramentas como o ChatGPT", adianta.


21 comunicações, 10 posters e um vídeo. Este é o balanço do I Congresso Inteligência Artificial e Sustentabilidade que está a decorrer, esta sexta-feira, no campus de Gualtar da Universidade do Minho. A entrega de prémios aos melhores trabalhos está prevista para as 17h30. No próximo ano, o objetivo passa por chegar a todas as escolas do distrito de Braga com um novo tema.

Deixa-nos uma mensagem