Regional 23.10.2020 07H00
200ME para Metrobus ou solução do mesmo tipo que ligue Guimarães e Braga
Equipas das duas cidades já estão constituídas para estudar melhor solução em colaboração com Universidade do Minho.
O Governo vai alocar uma verba de 200ME para uma nova ligação entre as cidades de Braga e Guimarães até 2030. Segundo a informação confirmada à RUM pelo presidente da autarquia, Domingos Bragança, o Metrobus é a opção defendida pelo Governo, mas as duas autarquias já constituíram equipas de trabalho que com o apoio de elementos da UMinho começam a trabalhar nas opções mais viáveis.
Depois de várias reuniões dos autarcas com o governo, as duas autarquias em parceria com a UMinho têm equipas a trabalhar com elementos especializados na área dos transportes. Domingos Bragança refere que as autarquias "não querem perder esta possibilidade" e estão por isso a "maturar os projectos tendo em vista a concretização desta ligação".
A modalidade não está definida, mas o Governo vê o Metrobus como "melhor solução". O socialista refere que as equipas vão realizar todos os estudos no sentido de encontrar uma resposta que permita "a ligação".
A verba inscrita de 200ME, diz, "é bem substancial e permite trabalhar com segurança nestes projectos em articulação com o Governo" para captar os fundos necessários.
Sobre o metrobus, os técnicos dizem que "tem vantagens, maior flexibilidade do que o metro de superfície e poderá corresponder melhor aos territórios de Guimarães e de Braga".
A futura ligação "terá que ser 100% eléctrico ou outra solução que no futuro possa ser melhor". Afastada está qualquer solução com combustíveis fósseis.
No país, a solução de Metrobus foi a escolhida para a ligação entre Mondego e Serpins. O investimento foi anunciado em Agosto deste ano.
O investimento contratado ascende a 23,7 milhões de euros. Os trabalhos terão de ser realizados em 18 meses e compreenderão, entre outras acções, o reperfilamento da plataforma e pavimentação, 17 paragens de via dupla para cruzamento de veículos e plataformas de passageiros, 4 zonas específicas de cruzamento de veículos, 5 rotundas de inversão de marcha junto das estações términus, melhorias em pontes, pontões e túneis e sinalização e automatização de 24 “passagens de nível”.
O Metrobus com tracção eléctrica a baterias foi a opção definitiva do Governo para a realização do Sistema de Mobilidade do Mondego no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra.
O investimento deverá receber um co-financiamento comunitário de 67,23%, avança a IP.