ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 25.05.2023 08H13

2ª Jornadas de Direito do Desporto juntam mais de 100 participantes

Escrito por Vanessa Batista
Evento organizado pela Escola de Direito da Universidade do Minho vai contar com a presença de Duarte Gomes, ex-árbitro internacional de futebol, Costinha e Alan Osório, ex-jogadores de futebol.

São esperados mais de 100 participantes nas 2ª Jornadas de Direito do Desporto. A iniciativa é desenvolvida pela Escola de Direito, esta quinta, quinta-feira, no auditório nobre. A primeira edição foi um sucesso com mais de 30 oradores, por isso o modelo está de regresso.


A sessão de abertura está agendada para as 9h30, no auditório nobre da Escola de Direito da Universidade do Minho, no campus de Gualtar, em Braga. O momento irá contar com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da presidente da EDUM, Cristina Dias, do presidente da APDD, Miguel Sampaio e Nora e da diretora executiva da Liga Portugal, Helena Pires.


Um olhar crítico sobre a legislação, nomeadamente, das sociedades anónimas desportivas, o caso “Sara Bjork” e o papel da negociação coletiva no futebol feminino são alguns dos temas que vão estar em destaque durante as jornadas.


A coordenadora científica da iniciativa, Patrícia Borges, garante que é premente "analisar o que já está regulamentado" e perceber se essas normas, na prática, "correspondem às necessidades".


O painel de convidados conta com uma participação internacional, que chega do outro lado do Atlântico, Maurício Corrêa da Veiga que irá falar sobre "A sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil: responsabilidades trabalhistas e oportunidades de investimentos".


Destaque para a mesa redonda prevista para as 16h00 com: Duarte Gomes, ex-árbitro internacional de futebol, Costinha, ex-jogador internacional de futebol e treinador, Bruno Prata, jornalista desportivo, Alan Osório Silva, ex-jogador de futebol e embaixador da Liga Portugal e Ricardo Coelho, vice-presidente da Associação Nacional de Delegados de futebol.


Um dos painéis do evento dá a oportunidade aos melhores alunos dos cursos breves de apresentarem a sua visão sobre o direito do desporto. A iniciativa termina pelas 18h00.


Além do curso breve de direito do desporto, este ano letivo, a unidade orgânica apostou no curso breve de organização desportiva e formação em direito do desporto que de acordo com a responsável voltou a ser um "sucesso".


"Ambos os cursos tiveram bastante adesão, não só de formandos portugueses, como do Brasil e Angola. Voltamos a ter cerca de 20 inscritos para o curso breve de direito do desporto", revela à RUM Patrícia Borges.


Deixa-nos uma mensagem