683 pessoas procuraram a urgência do Hospital de Braga na terça-feira

Diretor do serviço de urgência do Hospital de Braga, Arnaldo Pires, recomenda aos doentes que procurem uma primeira resposta junto da linha SNS24 ou dos centros de saúde. Casos referenciados são prioritários.

A passada terça-feira, 26 de dezembro, foi o dia mais complicado no serviço de urgência do Hospital de Braga. De acordo com o diretor do serviço, Arnaldo Pires, as equipas atenderam um total de 683 doentes dos quais 494 em urgência geral e 189 em pediatria. Nas últimas 24 horas, passaram pela unidade hospitalar 652 doentes, um número inferior devido aos constrangimentos na urgência de ginecologia e obstetrícia.

Contudo, o responsável frisa que a maioria dos casos poderiam ter sido atendidos em Centros de Saúde, pois não eram graves.

Esta quinta-feira, a situação na urgência do Hospital de Braga está “controlada” com tempos médios de espera para pulseira amarela até uma hora. 

O diretor do serviço aconselha os doentes a procurarem, numa primeira fase, resposta junto dos serviços de saúde primários ou da linha SNS 24 (808 242 424). Desta forma, caso seja necessário, serão “referenciados e têm prioridade mesmo com a mesma pulseira”, declara.

Os casos de gripe A estão a aumentar, contudo, Arnaldo Pires garante que não há motivo para alarme, visto que os casos são sobretudo “ligeiros”.

Durante o fim-de-semana, devido aos constrangimentos em outros hospitais da região, a situação poderá agravar-se.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv