Academia 01.05.2023 13H29
'A gata paga mas bufa'. AAUMinho denuncia preços excessivos
A AAUMinho lançou nas últimas horas vários cartazes onde pretende denunciar os custos associados à frequência na academia minhota. Do alojamento, aos transportes, passando ainda pela habitação.
Em contagem decrescente para as Monumentais Festas do Enterro da Gata, a direção da Associação Académica da Universidade do Minho alerta para as dificuldades e constrangimentos com que se deparam os estudantes da academia minhota, nomeadamente na área dos transportes e alojamento. O tema das festividades deste ano é "A Gata paga, mas bufa" e, nesse sentido, a direção da AAUMinho lançou nas suas redes sociais vários cartazes alusivos ao que está a acontecer.
"A Gata paga mas bufa, porque se não pagar o bilhete de autocarro, restam-lhe duas opções: ou falta às aulas ou percorre dezenas de quilómetros a pé", lê-se na mais recente nota publicada.
Sublinhando que os principais campi da UMinho se situam a mais de 20Kms um do outro, a AAUMinho lembra que "não fosse a existência de uma rede de transportes a preços acessíveis por parte da AAUMinho e o custo destes para os estudantes do Minho seria completamente incomportável". "É necessário que a comunidade envolvente se sensibilize para este tema e procure ativamente novas soluções para os estudantes, facilitando o acesso aos Campi", pode ler-se na mesma nota.
Também este fim-de-semana, a AAUMinho já tinha sensibilizado a comunidade para outras questões, nomeadamente na área da habitação com um cartaz acompanhado de um letreiro: " Aviso de despejo. Paga mais ou sai!".
"A Gata paga mas bufa, porque se não pagar mais, terá de sair da sua habitação!
É esta a realidade de milhares de estudantes.
A habitação tem sido um entrave muito significativo no acesso e frequência dos estudantes no Ensino Superior. O número de camas disponíveis é insuficiente e a existente não se distingue pela boa qualidade. Necessita-se o reforço da oferta de alojamento público abrangente e capacitado!", acrescenta a legenda.
Feitas as contas, um estudante da Universidade do Minho gastará atualmente uma média de 600 euros por mês. 70 Euros para Propinas, 250 Euros para Alojamento, 200 Euros em Alimentação, 30 Euros em Materiais e 50 Euros em Transportes.