‘A gata paga, mas bufa’ serve de mote para o Enterro 2023

Depois de ‘A gata não quer outra vez arroz’, o tema escolhido para o Enterro da Gata 2023 é ‘A gata paga, mas bufa’. A conferência de imprensa de apresentação do evento, que acontece entre 5 e 12 de maio, no Altice Forum, decorreu, esta quarta-feira, no Café-Concerto RUM by Mavy, em Braga.


Na habitual alegoria com o animal-mascote do evento, a presidente da Associação Académica da Universidade do Minho alerta que “a gata se encontra nas ruas da amargura, num semblante visivelmente destratado e macérrimo, de humor enfezado, desgastado e agastado com o crescente aumento de preços e do custo de vida”, ecoando “grunhos de descontentamento”.

“Além da malapata das propinas, das taxas e taxinhas e do exorbitante custo dos materiais, juntam-se agora para usurpação das poucas posses da bichana, um abusivo aumento do preço ora dos transportes, ora da alimentação, ora da sua parca habitação e demais necessidades. A gata pode até ter sete vidas, mas não pode pagar pelas sete”, argumenta.

Margarida Isaías reporta “o adiamento de medidas que se assumem como prioritárias, como o reforço da ação social e o alargamento da sua cobertura”, para lá da “velha história da redução das propinas ou da abolição das taxas e emolumentos”.

Cartaz tem em conta “aquilo que é mais ouvido pelos estudantes”

À exceção de Quim das Remisturas, os principais nomes do cartaz do Enterro da Gata já tinham sido revelados. Junta-se a Slow J, Lon3r Johny, Ana Malhoa, T-Rex, Papillon, Quim Barreiros, Kalhambeke, Dillaz, Wet Bed Gang e Deejay Telio. 


Segundo a vice-presidente do departamento Recreativo da AAUMinho, a escolha dos artistas baseia-se “naquilo que é mais ouvido pelos estudantes”. Mariana Arezes assinala que houve “um momento de auscultação nas redes sociais” e que, até agora, “a reação aos nomes anunciados tem sido excelente”.


O recinto vai contar com estruturas como a Gata na Saúde, composta por estudantes de Medicina, Enfermagem e de Psicologia, que vão dar apoio a colegas que sintam mal-estar físico e/ou psicológico, e o Ponto Seguro, um serviço de apoio especializado para situações de abuso e assédio. Por outro lado, o ‘Dia da Beneficiência’ transforma-se em ‘UM Encontro’, com utentes de uma instituição de caridade a terem oportunidade de conhecer um dos artistas do cartaz.


A primeira fase de pré-venda do passe geral, exclusiva para sócios da AAUMinho, decorre de 24 de abril até 2 de maio e tem o custo de 42 euros. A partir do dia 3, o preço sobe para 45 euros. O recinto vai estar aberto entre as 22h30 e as 06h00. O percurso dos autocarros entre os campi e o gatódromo acontece entre as 22h30 e as 02h00, sendo que o horário de regresso está previsto para o período das 03h30 às 06h00.

O orçamento para a edição deste ano do evento é superior em 85 mil euros a 2022, rondando os 900 mil euros, 150 mil dos quais afetos ao cartaz.


Cartaz do Enterro da Gata 2023

5 de maio: Velório e serenatas

6 de maio: Slow J e Lon3r Johny

7 de maio: Grupos culturais

8 de maio: Ana Malhoa e Quim das Remisturas (noite RUM)

9 de maio: T-Rex e Papillon

10 de maio: Quim Barreiros e Kalhambeke

11 de maio: Dillaz e vencedores do concurso ‘UMplugged’

12 de maio: Wet Bed Gang e Deejay Telio

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv