ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Diário do Minho
Liliana Oliveira

Regional 24.11.2021 09H56

"A luta contra a doença começa pela guerra contra as más políticas"

Escrito por Liliana Oliveira
Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, participou no Juramento de Hipócrates, que decorreu esta terça-feira, no Altice Forum Braga.

"A saúde está doente", disse, esta terça-feira, em Braga, o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Antonio Araújo. As críticas chegaram também por parte do bastonário da Ordem, Miguel Guimarães, que acusou a ministra da Saúde, Marta Temido, de "falta de ética". 

Ambos estiveram presentes no Juramento de Hipócrates, no Altice Forum Braga, que acolheu cerca de 300 novos médicos, oriundos das Escolas de Medicina do país. 


 A profissão, afirmou o bastonário, "não tem sido honrada pela ministra da Saúde, que não tem a dignidade de se reunir com as ordens, que representam os profissionais que todos os dias constroem o SNS". "Falta ética, respeito, transparência e bom senso", acrescentou. 

Para Miguel Guimarães, "a fragilização da democracia é que fragiliza o Serviço Nacional de Saúde". "O Estado não tem autoridade moral para cortar naquilo que é essencial à vida e à dignidade humana", apontou. 

Citando Michel Foucault, na obra "O nascimento da clínica", de 1977, o responsável lembrou que "a primeira missão de um médico é de ordem política", ou seja, "a luta contra a doença, começa pela guerra contra as más políticas, porque estas podem ter um efeito devastador sobre a saúde das pessoas". 


Para o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Antonio Araújo, "o SNS tem falhas gravíssimas". "Cada vez mais jovens médicos tentam emigrar ou passar para o setor privado, porque o Serviço Nacional de Saúde não responde às expectativas dos doentes, que procuram cada vez mais o setor privado, mas, sobretudo, não consegue corresponder às vossas expectativas enquanto profissionais de saúde", acrescentou. 


A cerimónia contou com cerca de 300 novos médicos, oriundos das Escolas de Medicina do país. Miguel Guimarães aconselhou os recém-formados a ler com frequência o Juramento de Hipócrates, que se faz  há 2500 anos. "Este é o início de uma vida dedicada ao outro, ao mais frágil. Tenham a coragem de seguir o vosso coração e instinto. Sejam felizes e façam da Ordem a casa de todos os médicos", disse o bastonário. 


Na sessão, foi prestada homenagem a Carlos Ribeiro, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, que faleceu recentemente.

Deixa-nos uma mensagem