ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

ENCONTROS DA IMAGEM
Elsa Moura

Cultura 11.09.2020 08H49

A partir de hoje, Braga apresenta doze espaços para apreciar a fotografia

Escrito por Elsa Moura
30ª edição dos Encontros da Imagem arranca esta sexta-feira. À tarde as portas de espaços como a Galeria do FORUM, a galeria da Estação, o Theatro Circo e o Largo do Paço, abrem-se para uma edição 'diferente'.
Carlos Fontes, director dos Encontros da Imagem

false / 0:00

A primeira tarde dos Encontros da Imagem é sempre marcada por dezenas de fotógrafos internacionais a percorrer as ruas do centro da cidade de Braga, entrando e saindo de espaços expositivos insubstituíveis no roteiro. Este ano, há mais espaços, muitas fotografias de autores internacionais e portugueses, mas menos azáfama.


Carlos Fontes, director dos Encontros lembra que o Festival Internacional de Fotografia é "um momento e um espaço em que as pessoas ligadas à fotografia se encontram, e é o que caracteriza este festival da maioria dos que se fazem na Europa". 

"Aqui, o artista pode directamente falar com o director do museu ou com o director. Este ano, pelas condições vigentes nós não o vamos fazer. Neste fim-de-semana tínhamos cá cerca de 150 convidados, fotógrafos e galeristas. Este ano não vai acontecer, o que nos deixa alguma mágoa e a própria cidade sentirá isso", reconhece.


Nas ruas do centro da cidade, desde o Arco da Porta Nova é possível caminhar e "visitar a exposição das exposições". São quase cinquenta imagens com cerca de seis metros quadrados, "uma forma de agradecer à cidade e colocar em contacto algum público menos atento", conta Carlos Fontes.


As imagens na rua estão relacionadas com cada uma das exposições.


2020 e a pandemia, o ano marcado pelo uso da máscara e pela ausência de pessoas nas ruas. Na edição deste ano, destaque para dois fotógrafos de Braga, os irmãos Delgado. A exposição está patente na Casa dos Crivos a partir desta sexta-feira. O director dos Encontros sublinha que quem entrar na Casa dos Crivos "vai ficar arrepiado". É a recuperação das Memórias de Braga, mas deste ano de 2020.


Uma das novidades da edição nº30 é a exposição na Galeria FORUM Braga. Malala é a artista escolhida. O Salão Nobre do Theatro Circo acolhe também uma exposição. Omar Imam é o protagonista com fotografias de grande dimensão que retratam os campos de refugiados.


Na antiga estação da CP há um espaço novo com a particularidade de parte da galeria estar aberta para a própria gare. "É um espaço que tem muita beleza e dignidade. Vai ser utilizado agora, mas no início de 2021 será feita uma abertura formal com um projecto específico. Dedicará o ano todo à fotografia", revela Carlos Fontes.


No Museu Nogueira da Silva, a brasileira Nina Franco ocupa o espaço ligado à Universidade do Minho.


O gnration acolhe uma exposição do prémio emergentes do ano passado. Em Braga há ainda exposições na Galeria do Paço, e no resto do edifício da Reitoria, no Largo do Paço, que acolhe nove exposições. 

Museu dos Biscainhos, Mosteiro de Tibães, Escola de Medicina da Universidade do Minho são outros dos espaços expositivos na cidade de Braga.


Os Encontros estão também nas cidades de Guimarães, Barcelos, Porto e Avintes.


Consultar o roteiro dos Encontros da Imagem 2020

Deixa-nos uma mensagem