ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: CM-Braga
Pedro Magalhães

Cultura 07.02.2020 15H20

A relação de Braga e Roma no vol. LXVII da Revista Bracara Augusta

Escrito por Pedro Magalhães
O volume abarca várias temáticas da história de Braga, do Minho e da relação com o Brasil. Contém artigos e estudos de investigadores como José Marques, Aurélio de Oliveira, e Miguel Bandeira.
Lançamento da Revista Bracara Augusta decorreu esta sexta-feira

false / 0:00

O Município de Braga apresentou esta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Volume LXVII da Revista Bracara Augusta. A apresentação esteve a cargo do director da Revista, Luís da Silva Pereira, da vereadora da Cultura, Lídia Dias, e do vereador do Património, Miguel Bandeira.


O volume corresponde ao número 125, ao ano 2019, e abarca várias temáticas da história de Braga, do Minho e da relação com o Brasil. Contém artigos e estudos de investigadores como José Marques, Aurélio de Oliveira, ou do próprio Miguel Bandeira.


O autarca versou o seu artigo numa história, de 1949, sobre da vinda para o Estádio 1º de Maio (à época designado 28 de Maio) de uma pedra do Circo Máximo de Roma que a Câmara de Braga decidiu solicitar à sua congénere romana. Destinava-se a ser incrustada na base de entrada do novo estádio que em breve seria inaugurado. 


O estudo, explicou Miguel Bandeira, representa a relação entre os dois povos, lembrando a história de Braga com os romanos. O autor comentou que a pedra, que pode actualmente ser vista no Museu D. Diogo de Sousa, "não tem qualquer valor pecuniário mas é um símbolo de paz e de bom relacionamento entre os dois povos". "Valoriza aquilo que é mais importante: aproveitar o que de positivo recolhemos do passado", referiu.


Além da matéria de Miguel Bandeira, o volume LXVII da Revista Bracara Augusta contempla ainda estudos sobre as caixas dos órgãos da Sé ou registos sobre as condições climatéricas do início do séc. XIX. Este último estudo é da autoria de Aurélio de Oliveira e tem o título Dietários, um conjunto de diários de monges de conventos beneditinos de Tibães ou Rendufe, que registam factos sobre o comportamento do clima da época. Luís da Silva Pereira, director da Revista, frisou o trabalho de Aurélio de Oliveira por estabelecer um paralelismo com a realidade actual, em que muito se discute as alterações climáticas. 


Lídia Dias assinalou a "vitalidade e qualidade" da publicação e revelou que "há cada vez mais investigadores interessados" em colaborar. A autarca referiu que duas novas edições da Revista serão lançadas ainda este ano. A última, no final de 2020, vai estar associada às comemorações dos 250 anos de André Soares.


O volume LXVII da Revista Bracara Augusta está disponível para venda na Câmara Municipal de Braga e nas livrarias da cidade.

Deixa-nos uma mensagem