ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Duarte Lopes, presidente da AAUMinho. (FOTO: LILIANA OLIVEIRA/RUM)
Elsa Moura

Academia 19.09.2022 16H23

“A resiliência não paga as contas”, avisa presidente da AAUMinho

Escrito por Elsa Moura
Duarte Lopes, Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, discursou esta tarde no Campus de Gualtar, na cerimónia de boas-vindas aos novos alunos, presidida pelo reitor.
O alerta do presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, a propósito das residências universitárias.

false / 0:00

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) voltou hoje a alertar para as dificuldades vividas em torno do alojamento estudantil. No seu discurso no âmbito da Cerimónia de Boas-Vindas aos novos alunos, perante a presença de mais de três mil estudantes, na sua maioria novos alunos, Duarte Lopes deixou uma mensagem de esperança, mas fez questão de mencionar alguns dos aspetos que continuam a preocupar a estrutura estudantil, nomeadamente, a necessidade de obras nas atuais residências universitárias.


“Sinto que este tipo de momentos, de celebração e novos começos, pedem esperança, que, contra todas as dificuldades que existem, como a falta de alojamento estudantil público, acessível e de qualidade e a contínua deterioração do que temos, a inflação dos transportes que parece não querer abrandar ou os custos associados à aquisição de materiais, devemos ser resilientes. Mas a resiliência não paga as contas, nem faz com que água fria do chuveiro fique quente ou que o teto do quarto que já está preto de humidade fique branco. Sr. Reitor, há muito a fazer e a Associação Académica está comprometida em cooperar em todos os pontos que referi, que sei que nos unem, mas é mesmo preciso fazer mais, e uma intervenção no nosso parque de residências é, como sabe, urgente, mas os custos a si associados não podem, novamente, recair sobre os estudantes. Procuremos soluções, multipliquemo-nos e desdobremo-nos em respostas, somos nós que respondemos à comunidade e por isso cabe-nos a nós fazê-lo”, realçou Duarte Lopes num momento da sua mensagem dirigida à reitoria.


O estudante de Direito apresentou-se ainda aos seus novos colegas, manifestando em nome da Associação Académica da Universidade do Minho a disponibilidade para servir os novos alunos em todas as dimensões.


Sublinhando a ideia que a vida académica não se pode fazer sozinha, o presidente da AAUMinho sugeriu uma integração completa por parte dos novos alunos, quer no dia-a-dia da instituição de ensino superior, como nas atividades lúdicas.


"Façam parte da decisão"


“O percurso universitário oferece um leque de oportunidades, que passam também pela organização de eventos como este, não se esgotando aqui, onde não só complementam o percurso dos vossos colegas com estes momentos, como aprendem, ganham, e colecionam experiências pelo caminho permitindo-vos chegar ao fim deste percurso como cidadãos mais completos. A vossa opinião, as vossas ideias são aquilo que constrói esta academia. Todos vocês são potenciais decisores da realidade que vivemos aqui que pode e deve ser moldada por vocês, pelos estudantes. Façam parte da decisão, orgulhem-se do facto de poderem representar os vossos pares e escolham fazê-lo. Façam-no desinteressadamente, de forma séria, crítica, mas consciente e sempre com espírito de estarem a contribuir para algo maior que vocês”, disse ainda o aluno de Direito.


Na mensagem dirigida aos novos alunos, Duarte Lopes deixou ainda uma referência à participação cívica dos jovens, considerando que as instituições de ensino superior podem ser um ponto de partida para ajudar a mudar o paradigma que se vive no país. "A cultura democrática e de participação cívica é algo que em Portugal ainda precisa muito amadurecimento e crescimento. Aqui, numa universidade, recai sobre vocês o especial dever de a fomentar. Trata-se, pois, de uma casa de conhecimento, cultura e vanguardismo, que deve, por isso, ser sempre

um exemplo para o resto da sociedade", afirmou.

Deixa-nos uma mensagem