ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Duarte Lopes. (FOTO: NUNO GONÇALVES/UMINHO)
Elsa Moura

Academia 01.11.2022 19H59

AAUMinho. Duarte Lopes não se recandidata

Escrito por Elsa Moura
Anúncio oficial na RUM. Estudante assumiu a presidência da Associação Académica da Universidade do Minho em janeiro de 2022, mas tem integrado as direções da estrutura desde 2019.
Duarte Lopes em entrevista ao programa da RUM, Campus Verbal

false / 0:00

Duarte Lopes não vai recandidatar-se à presidência da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). O anúncio oficial foi feito aos microfones da RUM, em primeira mão, na noite desta terça-feira.


Em entrevista ao Campus Verbal, o estudante de mestrado em Direito lembra que já são vários anos de dedicação à Associação Académica e, por isso, é tempo de assumir novos projetos e dar lugar a outros protagonistas.


Já na parte final da entervista, questionado sobre a sua continuidade no cargo, responde de forma direta: "não serei recandidato", vinca. "Creio que fiz o meu papel, fui dirigente desta associação durante quatro longos anos. É quase difícil pensar num momento em que não estava aqui", recorda, assumindo que se trata de uma responsabilidade "absorvente". "Quando nos entregamos a estes projetos, eles ocupam mesmo a totalidade da vida de uma pessoa. É altura de abrir espaço a outros protagonistas e não vejo problema nenhum nisso", diz ainda o representante máximo dos estudantes.


Na opinião do dirigente, que foi ainda ao longo de dois mandatos, presidente adjunto de Rui Oliveira, Duarte Lopes garante que há pessoas "capazes, bem preparadas e com perfil para liderar esta instituição", ainda que recuse adiantar nomes. Certo é que da atual direção que lidera surgirá, nas próximas horas, uma candidatura oficial e consensual na equipa.


"Quero sair satisfeito sem achar que fiquei tempo a mais"


Quatro anos depois de assumir responsabilidades numa direção da AAUMinho, Duarte Lopes sai sem considerar que ficou tempo a mais. 

"Chegou a altura de sair, de sair satisfeito, motivado e sem achar que fiquei tempo a mais. Queria sair da Associação Académica feliz, sem esse sentimento de cansaço. Quero sair com sentimento de satisfação. Foram anos absolutamente extraordinários, dei tudo o que tinha a dar e saio satisfeito", desabafa.


Na despedida deste projeto "gratificante", mas com mais alguns meses de trabalho pela frente, o estudante recusa adiantar pormenores sobre o seu futuro para lá da conclusão do mestrado. Ainda assim, destaca o interesse particular pela área da internacionalização do ensino superior.

Deixa-nos uma mensagem