ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 07.06.2021 12H44

AAUMinho promove rastreio às IST´S nos campi da UMinho

Escrito por Vanessa Batista
Rastreios são gratuitos e anónimos. No local serão distribuídos preservativos e lubrificantes.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) quer sensibilizar a comunidade estudantil para a prática de comportamentos sexuais responsáveis. Entre 8 e 9 de junho, a AAUminho em parceira com a Associação Abraço vai estar a realizar rastreios a infeções sexualmente transmissíveis (IST´s), entre as quais o VIH, Sífilis, Hepatite B e C.


À RUM, Margarida Isaías, vice-presidente do Departamento Social da AAUMinho, garante que todos os testes serão gratuitos, anónimos e confidenciais. Esta é a primeira vez que a AAUMinho decide levar para o terreno um rastreio direcionado para as IST´s, visto que está provado que "estas infeções são muito comuns na idade jovem".


Esta terça-feira, os rastreios serão feitos no CP2 do campus de Gualtar. Quarta-feira, a iniciativa passa para a Nave do campus de Azurém. Para participar basta aparecer no local entre as 13h e as 16h00. Os resultados reativos serão contactados e acompanhados pela Associação Abraço, tendo em vista a realização de um novo teste mais específico.


A responsável adianta que não estão à espera de uma grande afluência, visto que este ainda é um tema considerado tabu. Contudo, sublinha que o importante é "passar a mensagem" e alertar para o problema. No local serão distribuídos preservativos e lubrificantes.

Deixa-nos uma mensagem