ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

AAUMINHO
Elsa Moura

Academia 24.11.2022 11H19

AAUMinho promove vigília pela eliminação da violência contra as mulheres

Escrito por Elsa Moura
Ação solidária e de homenagem decorre na noite desta 5ª feira, junto ao Prometeu, no Campus de Gualtar e, na sexta-feira de manhã, no Campus de Azurém.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) promove na noite desta quinta-feira, no Campus de Gualtar, em Braga, uma vigília em homenagem às vítimas de feminicídio. É uma das duas ações programadas pela associação que representa os estudantes da academia minhota, no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que é assinalado esta sexta-feira. 


Nessa medida, a AAUMinho leva a cabo a campanha A cor d@ lut@, iniciativa que conta com duas atividades, a primeira junto ao Prometeu, hoje, pelas 21h30, a outra, na sexta-feira, durante a manhã, na grande nave do Campus de Azurém.


Esta quinta-feira à noite, a comunidade académica é convidada a deixar a sua marca num pano preto, num sinal de luta e força para todas as mulheres vítimas de violência.  A Vigília será em memória de todas as mulheres assassinadas. A organização desafia, por isso, toda a comunidade académica e local "a acender uma vela, realizar um minuto de silêncio e a trajar em luto, no caso dos estudantes".


O Campus de Azurém vai receber a iniciativa na parte da manhã de sexta-feira, junto à entrada da Nave.


"Em Portugal, anualmente, milhares de mulheres sofrem de violência e abusos, levando, nos casos mais extremos, ao feminicídio de dezenas um pouco por todo o território nacional. Até setembro do presente ano, 20 mulheres morreram devido à violência doméstica", lê-se na nota da AAUMinho dirigida à comunidade académica.


"É urgente continuarmos a alertar a sociedade sobre a violência exercida contra as mulheres e de prestar uma sentida homenagem a cada Vítima, cada Mãe, cada Irmã, cada Amiga... Cada Mulher que teve a infelicidade de vivenciar uma realidade cruel! Por todas elas, vamos fazer silêncio e continuar a pugnar, diariamente, por uma sociedade mais justa e igualitária, onde a violência não tem qualquer lugar!", sublinha ainda a direção da AAUMinho.

Deixa-nos uma mensagem