ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Academia 06.11.2022 17H09

AAUMinho. Sofia Lucas candidata-se à Mesa da Reunião Geral de Alunos

Escrito por Liliana Oliveira
Estudante de Direito fala de uma "necessidade urgente de mudança".

Sofia Lucas anunciou este domingo a candidatura à Mesa da Reunião Geral de Alunos. Nas redes sociais, a estudante de Direito apontou este como o "momento perfeito de viragem", depois da pandemia. "É altura de mudar", apontou. 


A estudante diz que, desde que iniciou o percurso académico, tem como objetivo defender e promover "a voz dos  colegas, procurando assim compreender melhor como funciona a universidade e quais os problemas que acarretam os estudantes minhotos". 


Foi delegada, representante do conselho pedagógico e de escola, onde integrou uma equipa de auditoria pedagógica. Além disso, foi presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Debates Académicos da UMinho -ADAUM. Este percursos, diz, "diferenciarão a sua candidatura das demais", apontando a experiência e ao espírito crítico que ganhou. "Tornei-me também presidente da ELSA UMinho, tendo procurado crescer e ampliar a minha visão enquanto estudante e colocando como objetivo a promoção e defesa dos direitos humanos (responsabilidade social e “advocacy”)", acrescentou. 


Sofia Lucas fala de uma "necessidade urgente de mudança e da necessidade de aproximação e inovação, que providencie mais confiança aos estudantes, para que utilizem as ferramentas ao seu dispor para uma melhor representação e auscultação".


A candidata considera que a RGA deve ser "um verdadeiro momento de discussão". "É prejudicial para o corpo estudantil da Universidade do Minho este órgão estagnar. Esta Universidade precisa de uma Mesa com pessoas capazes e determinadas, prontas para abraçar este projeto, com sede de mudar e desenvolver este órgão, estou certa que o corpo estudantil reconhecerá essas características na equipa que defini.  Só assim teremos uma academia democrática, imparcial e que transpire confiança e responsabilidade", finalizou. 

As eleições para os órgãos sociais da AAUMinho deverão acontecer no início de dezembro.

Deixa-nos uma mensagem