ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 08.10.2020 16H12

Abul Mogard e mostra Ocupa no gnration até ao final do ano

Escrito por Pedro Magalhães
Programação até ao final deoano "vai na linha" do que é habitual no gnration, diz o director-artístico Luís Fernandes.
Luís Fernandes adianta os destaques do gnration até ao final do ano

false / 0:00

Abul Mogard, Kali Malone, Três Tristes Tigres e a 5ª edição da mostra Ocupa são alguns dos destaques da programação anunciada hoje pelo gnration para os meses de Novembro e Dezembro.


Na música internacional, o programa apresenta os concertos de, no dia 7 de Novembro, Lucrecia Dalt, no dia 18 de Novembro, Kali Malone - ambos repostos depois de terem sido cancelados ainda este ano em virtude da pandemia -, e, no dia 4 de Dezembro, Abul Mogard. 


Nos artistas nacionais, está prevista a actuação, no dia 21 de Novembro, de Três Tristes Tigres, histórica banda dos anos 90, que regressa aos palcos para apresentar o recente disco "Mínima Luz", e, no dia 28, a estreia absoluta do projecto audiovisual "A Azenha", que reúne Cláudia Guerreiro a Rui Carvalho, mais conhecido no mundo artístico por Filho da Mãe.


Em Dezembro, o destaque no espaço cultural vai para a 5ª edição do Ocupa, mostra de música electrónica e arte digital que acontece nos dias 18 e 19.  Na primeira noite, terá lugar a apresentação pública do Clube de Inverno, espaço informal destinado à exploração e improvisação nos domínios da música e som, coordenados pelo músico Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e pelo cineasta Rodrigo Areias. Já no segundo dia, a relação entre som e imagem em movimento será discutida ao longo de dois painéis de conversas que vão contar com Paulo Furtado (músico), Rodrigo Areias (cineasta), Fernando José Pereira (professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e membro de Haarvöl) e Ana Deus (artista), com moderações a cargo de Daniel Ribas (professor na Universidade Católica Portuguesa e crítico no jornal Público) e Vítor Ribeiro (Close-Up - Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão). 


O Ocupa apresenta ainda, no domínio da música, o dueto Inês Malheiro e Gonçalo Penas, que vão apresentar “Canal – Conduto”, disco e performance resultante de encomenda artística do gnration, e Haarvöl, colectivo de música experimental e electrónica composto por Fernando José Pereira, João Faria e Rui Manuel Vieira, que vai musicar “O Gabinete de Dr. Caligari”, filme mudo de 1920 do cineasta alemão Robert Wiene.


No programa de exposições, os alemães Ralf Baecker e o colectivo Transforma, também alemão, vão ver obras suas patentes até Janeiro em Braga.



Programa condicionado pela pandemia, diz Luís Fernandes

À RUM, o director-artístico do gnration, Luís Fernandes, explica que o cartaz até final de ano "vai na linha" do que é habitual no gnration mas reconhece os condicionamentos provocados pela pandemia. 


"À excepção do Abul Mogard, os espectáculos são quase exclusivamente de artistas que vivem cá em Portugal e isso é reflexo da pandemia: a nossa programação é habitualmente muito internacional e agora é mais focada no nacional", aborda, garantindo que o programa "não tem qualquer tipo de relação com o festival de Semibreve em termos de compensação".

Deixa-nos uma mensagem