ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 24.11.2022 13H12

ACES de Braga com mais de 2 mil diagnósticos diários de problemas respiratórios

Escrito por Vanessa Batista
ACES de Braga já aumentou o número de consultas abertas. Além disso, a equipa de profissionais ao fim-de-semana foi reforçada para atendimentos complementares. O objetivo, retirar pressão das urgências do Hospital de Braga. 

O ACES de Braga tem diagnosticado diariamente mais de 2 mil problemas respiratórios. Estes números, segundo o Plano Estratégico do Ministério da Saúde: Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2022/2023, colocam o concelho no nível 2 de intervenção. Os dados foram avançados à RUM pelo diretor executivo do ACES de Braga, Domingos Araújo e Sousa. 


O Plano Estratégico do Ministério da Saúde prevê três níveis de intervenção para dar resposta aos doentes com problemas respiratórios. O nível 1, prevê até 2 mil diagnósticos de problemas respiratórios. Segue o nível 2, em que se insere o ACES de Braga, com mais de 2 mil casos.


Neste momento, cada unidade passa a fazer mais 40 a 50% de consultas abertas para responder a situações agudas. Isto numa altura em que o Hospital de Braga reporta perto de 4 mil episódios de urgência por semana com doentes respiratórios.


Há precisamente uma semana, o ACES já reforçou de dois para três profissionais por turno aos fins-de-semana para atendimentos complementares, de modo a tentar afastar os doentes respiratórios das urgências.


Caso o número de casos continue a aumentar e supere os 2.500, o ACES poderá passar para o nível 3. Em que será preciso aumentar as consultas abertas e alargar o funcionamento das unidades para além das 20h00.


A previsão para este alargamento é de mais uma hora, ou seja, até às 21h00, no entanto, no caso dos centros de saúde mais pequenos, a título de exemplo Tadim, os horários poderão ser distintos. No nível 3, está prevista também a criação de uma linha de apoio para estes utentes, uma resposta que atualmente está sob alçada da Linha SNS24.


De acordo com o diretor do executivo do ACES de Braga, a afluência aos centros de saúde tem estado ligeiramente a cima da média no que diz respeito a doentes com situações agudas. Até esta sexta-feira, o responsável espera conseguir distribuir os cerca de 600 utentes sem médico de família, de modo a melhorar a resposta às suas necessidades.


Em termos de vacinação para a gripe sazonal, a adesão está “dentro da média nacional”. São entre 500 a 600 as vacinas administradas por dia. Neste momento, está a decorrer casa aberta para pessoas com mais de 65 anos. 

Deixa-nos uma mensagem