Nacional 13.07.2024 12H53
Advogados recusam pagar salários a novos estagiários
Bastonário defende que solução reside no financiamento público. Notícia faz manchete no Jornal de Notícias deste sábado.
Os escritórios de advogados não aceitam pagar salários aos novos estagiários. A nova lei impõe desde abril a remuneração dos estágios e recém-licenciados em Direito não arranjam patrono. O dirigente da Ordem avisa que está em causa o acesso à profissão e prevê um cenário "catastrófico", revela este sábado o Jornal de Notícias.
O JN dá o exemplo prático de Gustavo Lopes, de 22 anos. Concluiu em junho a licenciatura em Direito na Universidade do Porto e não se tem poupado a esforços para encontrar um escritório que o aceite como advogado estagiário. “Mandei currículos para várias sociedades e escritórios de advogados, mas não obtive resposta. Também pedi ajuda a colegas que já estão no mercado de trabalho, que me disseram que os patrões não estão a aceitar estágios”, conta o jovem da Feira, vítima da alteração à lei das associações que foi aprovada em 2023 e, em vigor desde abril, exige a remuneração dos advogados estagiários.
c/JN