ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Academia 20.11.2022 15H46

Albertino Gonçalves homenageado pela UMinho no Museu D. Diogo de Sousa

Escrito por Liliana Oliveira
Sessão de homenagem ao professor aposentado da UMinho terá lugar no dia 29 de novembro, pelas 17h30, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga.   
Declarações de Rita Ribeiro, da organização

false / 0:00

Albertino Gonçalves, professor aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho, vai ser homenageado, a 29 de novembro, no Museu D. Diogo de Sousa.

Depois de 40 anos a dar aulas na academia minhota, o departamento de sociologia, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais e a Câmara de Melgaço quiseram prestar tributo ao docente, que se aposentou por motivos de saúde.


Para Rita Ribeiro, uma das responsáveis pela organização da homenagem, Albertino Gonçalves “marcou gerações de alunos e colegas e é um investigador brilhante, com pensamento original no campo da sociologia da cultura e da arte”. “O professor teve uma colaboração fortíssima com diferentes entidades, em projetos de diagnóstico, intervenção e investigação”, acrescentou.


A homenagem, agendada para as 17h30, terá um momento inicial protagonizado pelo Grupo Etnográfico de Melgaço, seguindo-se a intervenção das entidades que promovem a homenagem e a intervenção de Moisés Lemos Martins, que vai homenagear o percurso do professor. Depois disso, está prevista a apresentação de Albertino Gonçalves, por Joaquim Costa, e a intervenção do próprio homenageado. Haverá um momento musical, da responsabilidade do guitarrista Francisco Béreny Domingues, e a intervenção de Álvaro Domingues. A fechar, será apresentado o livro “Sociologia Indisciplinada”, por Rita Ribeiro, e, por fim, volta a atuar o Grupo Etnográfico de Melgaço. 

Deixa-nos uma mensagem