Desporto 20.05.2021 07H00
Andebol. Rui Silva defende fusão do ABC com o SCB
Clube arsenalista não tem modalidade de andebol e o ABC de Braga continua a atravessar uma situação financeira conturbada. O ainda presidente dos academistas já reuniu com António Salvador, mas remete qualquer decisão para a futura administração.
De saída da presidência do ABC de Braga, Rui Silva admite ser defensor de uma fusão entre o Sporting Clubde de Braga e o mítico clube de andebol.
O empresário, que assumiu aos microfones da RUM que não será recandidato a um novo mandato, admite ter reunido com o presidente do SCB António Salvado, tendo em vista uma parceria entre as duas partes, mas refere que a decisão terá de ser tomada pela futura administração do clube de andebol há muitos anos a lutra contra dificuldades financeiras. Questionado pela RUM sobre essa possibilidade, Rui Silva confirma que já discutiu com António Salvador uma parceria, mas remete a decisão para quem lhe suceder no cargo.
O ainda dirigente do ABC/UMinho afirma que uma parceria entre o ABC e o Sp. de Braga seria “um grande passo para o andebol e para a cidade". “Se virmos o que acontece hoje no andebol nacional, vemos três equipas claramente distanciadas das outras que são financiadas pelos seus clubes que vivem maioritariamente do futebol”, começa por constatar.
Referindo que não é possível fazer “milagres para colocar o ABC a gastar vários milhões de euros por ano numa equipa de andebol, admite que “se houvesse uma parceria com o SCB, uma vez que não tem a modalidade, seria um grande passo não só para a modalidade e para a cidade, mas para os próprios clubes”.
Há cerca de um mês António Salvador manifestou publicamente a intenção de requalificar o Estádio 1º de Maio e a zona envolvente, incluindo o degradado, mas ainda em funcionamento, pavilhão Flávio Sá Leite.
A atual administração do ABC de Braga também tinha um ambicioso projeto de requalificação que “caiu por terra com a pandemia”. Por isso, garante, o projeto de António Salvador que inclui a construção de um novo pavilhão onde existe hoje o Flávio Sá Leite, “não prejudicaria o ABC, antes pelo contrário”.