ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

André Ventura Foto: EDUARDO COSTA/LUSA
Redação

Nacional 15.10.2021 17H01

André Ventura deixa claro que Chega "votará contra" OE2022 

Escrito por Redação
Declarações à saída da reunião com o Presidente da República.

Terminada a reunião do Presidente da República com o líder do Chega, André Ventura começou por apontar que "há uma preocupação excessiva em continuar a engordar o Estado e a dívida pública". O Chega "votará contra" o Orçamento do Estado para 2022 e André Ventura responsabiliza os "atores políticos de esquerda" por eventual crise política.


“O Governo (…) optou por manter níveis de carga fiscal insustentáveis, como acontece com os preços dos combustíveis”, frisou André Ventura. “Temos um país num estado de praticamente perturbação”.

“O Chega quer deixar claro que votará contra este Orçamento do Estado, mas que a responsabilidade política de qualquer crise que venha a existir não é da direita”, afirmou.


“A direita não pode ser responsabilizada porque não teve nenhum papel nesta governação. O PCP e o Bloco de Esquerda têm de se entender, se quiserem, com o Governo para continuar a sustentar esta solução de executivo. E se não se entenderem, é só a eles que deve ser imputada essa responsabilidade”.


André Ventura, contudo, disse acreditar estar “perante uma encenação do BE e do PCP” e que o “Governo vai procurar ceder o mais possível”, mesmo que “isto traga consequência nefastas para a economia”.


Apontando várias criticas ao OE2022, o líder do Chega afirmou mesmo que este Orçamento é o “pior de António Costa”, desde o início do seu Governo. Agora, continuou, cabe aos “atores políticos de esquerda” entender-se e assumir “a sua responsabilidade quando os eleitores forem às urnas”.


RTP

Deixa-nos uma mensagem