ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Regional 27.03.2020 16H40

António Cunha preside ao Gabinete de Crise para a Economia de Guimarães

Escrito por Redacção
Primeira reunião agendada para segunda-feira, 30 de Março.

António Cunha, antigo reitor da Universidade do Minho vai ser o presidente do novo Gabinete de Crise para a Economia em Guimarães.


A primeira reunião está agendada para segunda-feira, às 15h30, por vídeoconferência. "Pandemia e crise económica" é o tema que vai estar em discussão. O objectivo do município vimaranense passa por discutir medidas para enfrentar os efeitos desta crise.


"Este Gabinete de Crise, com a liderança executiva do Professor António Cunha, será uma alavanca fundamental para a coordenação de todos os esforços, europeus, nacionais e locais, para o relançamento da economia do nosso território concelhio. Partirá, na sua constituição, de múltiplos olhares sobre esta situação pandémica que vivemos. Este Gabinete de Crise terá a competência de avaliar, reavaliar, passo a passo a situação da pandemia nas suas múltiplas dimensões: saúde, social, comunitária, sendo que todas vão desembocar no estado da economia e vão condicionar o futuro de todos. Acompanhará ainda todas as medidas do governo e da União Europeia, propondo-lhes ajustamentos e novas medidas, criando sinergias locais que permitam aos Vimaranenses conseguir captar estes apoios para em conjunto resistirmos ao presente e, planearmos, prepararmos, o futuro. Terá ainda a função de propor ao município medidas adicionais, locais, nos casos onde não haja resposta central ou esta seja manifestamente insuficiente", refere Domingos Bragança.


O autarca vimaranense já anunciou disponibilidadede para alargar o Gabinete de Crise aos restantes municípios da Comunidade Intermunicipal do Ave e Cávado, abrangendo assim os municípios do Quadrilátero Urbano, com a participação de empresários de todos os sectores económicos.

Deixa-nos uma mensagem