ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

NUNO GONÇALVES/UMINHO
Elsa Moura

Nacional 23.09.2020 11H55

António Cunha formaliza hoje candidatura única à CCDR-N

Escrito por Elsa Moura
Antigo reitor da Universidade do Minho tem 59 anos. Aceitou os convites de PS e PSD para assumir esta candidatura.

false / 0:00

António Cunha formaliza hoje a candidatura à CCDR-Norte. É a data limite para os interessados submeterem as respectivas candidaturas. O acto eleitoral está agendado para o próximo dia 13 de Outubro. O antigo reitor da Universidade do Minho é o único candidato ao cargo na região Norte.


Na região, vários autarcas já manifestaram apoio público a António Cunha, entre eles Ricardo Rio, em Braga, Domingos Bragança, em Guimarães, e Paulo Cunha, em Famalicão, todos com muitos elogios às características do bracarense de 59 anos para desempenhar o cargo.

"É um concretizador e precisamos de pessoas que ajudem a impulsionar o desenvolvimento do norte, é uma pessoa com capacidade de mediação e interlocução com todos os agentes", disse o autarca bracarense.


Em Guimarães, o socialista Domingos Bragança acredita que a região Norte "vai ganhar muito com o Professor António Cunha, a pessoa certa para a CCDR-N, com competência e dinamismo, uma força em abraçar os projectos e levá-los até ao fim".


Paulo Cunha, autarca de Famalicão, considera que com António Cunha à frente da CCDR-N, o "sucesso está plenamente garantido, assinalando "a competência e o percurso do Professor enquanto reitor da UMinho e não só".


O atual presidente da CCDR-N, Freire de Sousa, foi afastado do cargo, apesar de vários autarcas da região elogiaram o seu legado e defenderem que deveria permanecer ao leme da entidade regional. No afastamento de Freire de Sousa pesou o facto de ser casado com a comissária europeia para a Coesão Elisa Ferreira, temendo o PS e PSD que a questão do eventual conflito de interesses voltasse a ser levantada em Bruxelas.



Perto de 4.100 eleitos de 86 municípios do Norte escolhem futuro presidente

Perto de 4.100 eleitos de 86 concelhos escolhem em 13 de outubro o futuro presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e um dos vice-presidentes do organismo, até agora liderado por nomeação do Governo.


A lista definitiva dos cadernos eleitorais para a primeira eleição do presidente e de um dos vice-presidentes da CCDR-N, disponível no ‘site’ da Direção-Geral das Autarquias Locais e consultada pela agência Lusa, apresenta um total de 4.091 nomes.

Os votantes, referidos ao longo de 164 páginas, são os presidentes e vereadores de cada uma das 86 câmaras que integram a CCDR-N e todos os deputados de cada uma das assembleias municipais, incluindo os 1.426 presidentes de junta.

Em causa estão oito distritos diferentes, já que integram a CCDR-N todos os concelhos dos distritos do Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança e Braga, mas também alguns municípios do distrito de Aveiro, de Viseu e um da Guarda (Vila Nova de Foz Côa).


Com cerca de 3,6 milhões de habitantes, a região do Norte concentra quase 35% da população residente em Portugal, assegura perto de 39% das exportações nacionais e representa cerca de 29% do Produto Interno Bruto (PIB) da economia nacional, descreve a CCDR-N na sua página oficial na Internet.


As eleições indiretas por um colégio de autarcas de um presidente e um vice-presidente para cada uma das CCDR foram convocadas para 13 de Outubro, entre as 16:00 e as 20:00.


O ato eleitoral para presidente “decorre em reunião de assembleia municipal, que pode ser convocada especificamente para esse fim, em simultâneo e ininterruptamente em todas as assembleias municipais”.

Em simultâneo, decorre o ato eleitoral para um vice-presidente, nas instalações das comunidades intermunicipais e das áreas metropolitanas.


Deixa-nos uma mensagem