ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Academia 23.11.2021 14H50

António Pouzada lança livro sobre produção de peças de plástico

Escrito por Liliana Oliveira
O livro do antigo presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho é apresentado esta terça-feira, às 16h00, no espaço B-Lounge da Biblioteca da UMinho no campus de Azurém, em Guimarães. 
António Pouzada, antigo presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), sobre a obra

false / 0:00

António Pouzada, antigo presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), lança, esta terça-feira, o livro “Design and Manufacturing of Plastics Products”. A obra faz parte da coleção “Plastics Design Library” da editora Elsevier e teve contributos dos professores Carlos Bernardo, António Brito, António Pontes, todos da EEUM, e Pedro Martinho, do Instituto Politécnico de Leiria.


O docente espera que o livro "fique como um legado, que mostre que a UMinho te impacto no desenvolvimento de produtos em plástico". Nas 604 páginas estão sobretudo as lições que deu aos seus alunos, durante mais de 40 anos de ensino, dedicado, sobretudo, ao projeto de peças em plástico. Editado à escala mundial, e escrito em inglês, o livro será útil aos "jovens engenheiros que entram na indústria". 


O volume aborda avanços na engenharia de plásticos e suas aplicações, o processamento e o fabrico, além de aspetos aplicados da ciência dos polímeros, incluindo as novas tecnologias de manufatura aditiva, nomeadamente em moldes híbridos, e os fatores de sustentabilidade, como ecodesign, reciclagem e ciclo de vida. "O processo de desenvolvimento de um produto em plástico, a reciclagem e reutilização dos plásticos utilizados nos produtos, a escolha dos termoplásticos ou os dados que um engenheiro tem que considerar para garantir o desempenho adequado das peças" são algumas das temáticas trabalhadas. 


António Pouzada referiu ainda que "Portugal é um dos produtores top de moldes para injeção de plásticos e uma das pessoas que mais contribuiu para isso foi o professor António Brito". As ferramentas necessárias para a produção de peças em plástico em séries curtas, as tecnologias de moldes e o conhecimento acumulado sobre o facto de as peças em plástico partirem, relacionado com a forma como os materiais são processados, fazem parte das lições que compõe o volume. 


O livro de António Pouzada, antigo presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, é apresentado esta terça-feira, às 16h00, no espaço B-Lounge da Biblioteca da UMinho no campus de Azurém, em Guimarães. 

A apresentação da obra cabe ao presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e professor catedrático do Departamento de Engenharia de Polímeros da UMinho, António Cunha. A iniciativa tem entrada livre e é organizada pela EEUM e pelos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho.

Deixa-nos uma mensagem