ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 19.11.2021 07H00

Garagem Avenida acolhe no próximo semestre licenciatura em Artes Visuais

Escrito por Vanessa Batista
Expetativa do novo presidente da Escola de Arquitetura, Artes e Design (EAAD), Paulo Cruz, que irá tomar posse esta tarde, pelas 15h00, no auditório 1 da EAAD, no campus de Azurém, em Guimarães.

O novo presidente da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) espera que, no início do próximo semestre, a licenciatura em Artes Visuais já esteja a funcionar "em pleno" nas antigas instalações da Garagem Avenida. O equipamento está a ser alvo de obras de requalificação pelo Município de Guimarães. O termino da empreitada estava previsto, numa fase inicial para junho, contudo, neste momento ainda não existe uma data definida. As últimas previsões apontam para o mês de dezembro.


Para Paulo Cruz as novas instalações podem permitir ambicionar novos "voos", mais concretamente, pós-graduações neste domínio artístico. Além disso, esta é uma oportunidade de a unidade orgânica estar mais próxima da comunidade e interagir quer com a cidade quer com o território.



Paulo Cruz toma posse, esta sexta-feira, para o triénio 2021-2024.


Ao longo de quase 20 anos, o professor catedrático de Construção e Tecnologia na EAAD acompanhou o crescimento da unidade orgânica. Com o objetivo de aproximar, afirmar e modernizar a Escola de Arquitetura, Artes e Design, Paulo Cruz encara este novo desafio com um grande sentido de responsabilidade e motivação.


À RUM, revela que em conjunto com a sua equipa apresentou um programa de ação "ambicioso, mas simultaneamente realista", que pretende contribuir para que a EAAD seja "mais escola".


Na sua equipa contará com os vice-presidentes Ivo Oliveira que ficará responsável pelo Ensino, Avaliação e Qualidade, Bruno Figueiredo ficará com os pelouros da Transferência, Valorização do Conhecimento, Comunicação e Internacionalização e, por último, Carla Cruz que tem a pasta da Cultura e Sociedade. De referir que o professor Ivo Oliveira irá ocupar também o cargo de presidente do Conselho Pedagógico.


A EAAD possui cerca de 400 estudantes, 25 docentes de carreira, três investigadores contratados e sete técnicos, administrativos e de gestão. Desenvolve múltiplos projetos nacionais e internacionais no ensino, investigação e interação com a sociedade nas áreas de Arquitetura, Design do Produto e Artes Visuais. 

Deixa-nos uma mensagem