ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Adriano Ferreira Borges
Catarina Martins

Cultura 12.05.2022 15H47

Arranca esta quinta-feira o INDEX, bienal de Arte e Tecnologia, em Braga

Escrito por Catarina Martins
De 12 a 22 de maio, em vários espaços da cidade e na web, a bienal apresenta 66 eventos.
Declarações de Luís Fernandes, diretor artístico da Braga Media Arts.

false / 0:00

A 1.ª edição do INDEX, bienal de Arte e Tecnologia, em Braga, arranca esta quinta-feira e decorre até 22 de maio, em vários espaços culturais, históricos e públicos da cidade e também no universo da web. Trata-se de uma iniciativa da Braga Media Arts, no âmbito do plano de ação de Braga enquanto Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts, promovido pelo Teatro Circo, com o apoio do Município de Braga.


No total são 66 eventos espalhados pela cidade dos arcebispos numa programação que envolve exposições, visitas guiadas, conferências e performances. Com ‘Superfície’ como tema, o evento conta com a participação de mais de 30 autorias nacionais e internacionais, em onze dias de partilha, reflexão, diálogo e criação.


Quanto à programação, o Index traz personalidades distintas do universo da arte e tecnologia. Luís Fernandes, diretor artístico da Braga Media Arts, fala de um programa "vasto" e "ambicioso", com o objetivo de explorar práticas artísticas e o pensamento crítico nas quais a tecnologia assume um papel central.


No arranque do programa performativo, esta quinta-feira, o japonês Ryoichi Kurokawa, "um nome incontornável daquilo que é produção artística que recorre à tecnologia", revela, em estreia nacional, o espetáculo 'subassemblies', no Theatro Circo.


No campo do pensamento, a conferência-performance ‘Inside’ de Bruno Latour e Frédérique Aït-Touat é um dos destaques, agendado para 21 de maio, no Mosteiro de Tibães.


Relativamente ao programa expositivo, Luís Fernandes realça 'Syn As Tex Scene' de Florian Hecker, sobre a sua investigação recente que explora o universo sonoro das técnicas de machine listening, e 'Lago Libidinal' de Jonathan Uliel Saldanha, ambos no gnration. "Exposições impressionantes" na opinião do responsável.


Na área da educação, o Index apresenta três workshops no gnration, nomeadamante 'Designs of Care', levado a cabo pela investigadora de design Delfine Fantini van Ditmar e pelo professor Filipe Pais, marcado para esta quinta-feira, 'TouchDesigner para Instalações Interativas', pelo diretor técnico da Derivative, a empresa criadora do software TouchDesinger, Markus Heckmann, no sábado, e 'O Circuito vai ao Index', promovido pelo Circuito, serviço educativo da Braga Media Arts, para crianças dos 6 aos 14 anos, com a formadora Marta Pombeiro, nos dias 14 e 21 de maio. 


Durante a bienal, há ainda as 'Visitas Orientadas às Exposições', uma atividade gratuita, pensada para o público em geral e para famílias com crianças pequenas, guiada pela artista e mediadora Joana Patrão, nos dias 14, 15, 21 e 22.

Deixa-nos uma mensagem