ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Elsa Moura

Cultura 07.02.2024 12H27

Às dez edições, o Convergências é cobiçado por várias cidades

Escrito por Elsa Moura
Limitações da própria organização e financiamento curto têm impedido alargamento a mais cidades.
Declarações de Jaime Torres em entrevista ao Campus Verbal

false / 0:00

O festival anual Convergências superou todas as expetativas iniciais, quando começou, há dez edições. Quem o diz é o fundador, Jaime Torres, do grupo Canto D’Aqui.

Em entrevista ao Campus Verbal, no âmbito das dez edições do festival cultural Portugal Galiza, Jaime Torres admite que há pedidos para alargar a programação a outras cidades, nomeadamente a Guimarães, mas por limitação da própria organização, nunca se avançou para esse patamar. "Guimarães também se queria associar mas não temos capacidade, e na parte da Galiza muitos outros municípios. Não está fora de hipótese alargar a mais cidades, mas só com outros parceiros e apoios", ressalva.


Começou por ser uma semana cultural em 2015. Em 2024 prolonga-se por cerca de um mês.


Nesta entrevista à RUM, Jaime Torres refere também que não esperava este sucesso junto das comunidades de Portugal e Galiza. Diz que o programa iniciou "de uma forma quase natural" estando "longe de imaginar que viria a ter esta dimensão e importância no território". 

Começou pela música e pela literatura, mas nos dias de hoje integra ainda dança, teatro e cinema.


Na próxima sexta-feira, os alunos da Universidade do Minho são confrontados com este evento através de um colóquio no campus de Gualtar direcionado precisamente para "mostrar aos alunos o que se vai fazendo" em matéria de tradições destes dois territórios. O Centro de Estudos Galegos, recorde-se, é um parceiro desde a primeira edição. A ajuda faz-se através da organização e da promoção de contactos, facilitando a pequena equipa que voluntariamente trabalha a programação do Convergências a cada edição.


O Convergências arrancou a 3 de fevereiro e prolonga-se até 9 de março com propostas culturais diferenciadas nas cidades de Braga, Padrón, A Estrada, Santiago de Compostela e Ponteareas. 


OUVIR ENTREVISTA COMPLETA NO CAMPUS VERBAL


Deixa-nos uma mensagem